segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Novembro Azul - Alimentação e Câncer de Próstata




Quero aproveitar que estamos em plena campanha de conscientização para o Câncer de Próstata e falar um pouco mais sobre a alimentação adequada para a prevenção e Tratamento.

Esta campanha aborda um assunto que ainda é tabu para muitos homens; o câncer de próstata. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao Urologista e preocupados com a saúde o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha um Toque, um drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. E em novembro de 2012, nós fomos pioneiros na criação do Novembro Azul. O público alvo são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que façam parte como parceiros e familiares.

O que é o câncer de próstata?
É a multiplicação desordenada das células da próstata e quando desenvolve o câncer a glândula endurece. Na fase inicial o câncer não possui sintomas, em 95% dos casos aparecem em fase avançada, logo ações preventivas frequentes evitam que o câncer chegue ao seu estado avançado. Um desses exames é o de toque retal, caso seja verificado alguma alteração o médico solicitará o PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrasom transretal e a biópsia da glândula.

Alimentação na influência, prevenção e tratamento do Câncer de Próstata
A Dieta preventiva e que também servirá para o tratamento do câncer deverá ser rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais (pelo menos 5 porções diárias na proporção de uma palma da mão) e pobres em gordura, principalmente as de origem animal. Tais alimentos não só ajudarão a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis, como Hipertensão, Diabetes e doenças cardiovasculares.

Também tem sido apontada que o alto consumo de calorias e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite estão diretamente relacionados com o risco de câncer da próstata. Porém, o consumo de frutas, vegetais ricas em carotenóides (com cor vermelho-alaranjado, como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) têm sido associados a um efeito protetor.

Além desses, alguns componentes naturais dos alimentos, como as vitaminas (A, D e E) e minerais (selênio), também desempenham um papel de proteção. Já outras substâncias geradas durante o preparo de alguns alimentos, como as aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (encontradas em carnes e peixes assados, churrasco, na fumaça do cigarro, do escapamento dos automóveis e na cerveja), têm sido consideradas como componentes da dieta que podem aumentar o risco de câncer da próstata. 

Hábitos de vida 
Outro fator cuja associação com câncer da próstata foi detectada em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina” insulin-like growth factor. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. Logo é essencial a prática de atividade física regular (pelo menos 3x na semana) e não somente para a prevenção, mas também no tratamento os pacientes com câncer, pois mostram redução das mortes precoces dos mesmos.

Vamos nos inspirar nessa campanha para melhorar de dentro para fora, trazendo como prática hábitos de vida saudável, não colocando na frente somente nossos prazeres alimentares, mas priorizando a saúde a curto, médio e principalmente à longo prazo. Beijos e até a próxima!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo tema abordado Dra Haruka. Quando falamos de câncer de próstata, resumimos ao exame preventivo de toque retal, mas não atentamos que existe uma infinidade de medidas que são tão (senão mais) eficazes quanto o exame, que são: hábitos saudáveis, dieta com os alimentos citados na matéria, etc. Muito obrigado pelas dicas e sucesso com o blog. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de expandir o conhecimento para este tema tão relevante que é o câncer! obrigada por comentar Eduardo! Abração!

      Excluir
  2. Muito bacana seu post! Acho que muitos homens nem sabem de tantas possibilidades e informações acerca da prevenção do câncer de próstata.
    Adorei a iniciativa e o incentivo aos homens para se alertarem e se prevenirem!
    E parabéns pelo blog!! Gostei mto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lana pelo seu comentário, sempre que precisar de dicas sinta-se na liberdade de sugerir temas, será uma satisfação! grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Há!! Quando tu se refere o leite relacionando com o risco de cancer de prostata, são todos os tipos de leite ou só os integrais? pq ainda hj agnt vê q o leite é importante no nosso dia a dia ou estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi noemy, o leite animal, tanto integral e desnatado possui proteínas que muitas vezes são alergênicas para a maioria das pessoas (caseína, lactoalbumina por exemplo) e o seu próprio açúcar (a lactose). Mas antes de cortar da alimentação é necessário investigar para ver se você se enquadra nesse grupo. Quando possuímos alergia à proteína ou ao açúcar liberamos muitas células inflamatórias no organismo, assim sendo um fator de risco, pois tais células irritam as outras... sabendo que o câncer inicia-se com pequenas e constantes agressões às células do nosso organismo. Espero que com essa pequena postagem tenha esclarecido suas dúvidas!! obrigada pelo comentário!

      Excluir