fonte: definicaototal.com.br
Já ouviram falar daquela expressão “emagreço mais
quando não estou de dieta?”. Pois é, este post escrevi com este intuito de sinalizar
alguns possíveis erros que fazemos quando estamos querendo perder peso de forma
rápida, porém ao invés de ajudarmos o organismo a acelerar e responder melhor
tal objetivo, fazemos com que na verdade ele fique ainda mais lento. É importante salientar como no post anterior que há fatores que não se relacionam aos nossos próprios erros, como os problemas hormonais que prejudicam diretamente no emagrecimento (por exemplo hipotireoidismo). Então vamos citar aqui alguns prejuízos que provocamos em ações equivocadas para emagrecer.
Uma das maiores loucuras quando
iniciamos uma dieta é de fechar a boca e comer praticamente só o
almoço ao longo do dia. Ser sustentado por uma ou duas únicas refeições fará
com que seu metabolismo desacelere o trabalho para reservar calorias, pois entende
que você está passando por um processo de abstinência alimentar. Logo ao invés
de queimar gordurinhas, ele se pré-dispõe a armazená-las para manter, digamos
que, você “vivo”. Isso a curto prazo já pode ser observado danos à saúde, como “cara branca” (baixa de pressão e glicemia), desmaios, indisposição, baixo
rendimento e raciocínio desacelerado.
fonte: www.minhavida.com.br
Outro erro é beber intensivamente água para enganar a
fome, ou entrar naquelas dietas da moda; da sopa, do chás, shakes e etc., substituindo refeições pelos líquidos. Atente-se que não possui nutrientes suficientes como vitaminas, proteínas, lipídeos e carboidratos; logo
deixar de se alimentar de verdade será um grande risco à saúde, pois a forma de
emagrecimento será muito transitório, sem estabilização do novo peso que
adquirir, ou seja, assim que parar de fazer a dieta se recupera todo o peso
perdido ou ganha até a mais; fora que emagrecer de forma tão drástica não te
resultará na perda de gorduras, somente de líquidos e massa muscular.
Fonte: nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com
Não realizar atividade física juntamente com a dieta. A falta do exercício fará com que o metabolismo não seja acelerado, assim a
queima de caloria e gordura é muito mais gradativa, e sem falar que dieta sem exercício não é possível ganhar massa muscular, aumentar o condicionamento físico e se tornar mais saudável.
Fazer dieta, mas manter o consumo de álcool. Observe o seguinte, o carboidrato e proteína possuem em 1 grama o equivalente a 4 calorias, já o álcool 7 calorias!! quase igual ao de gordura! que são 9 calorias em 1 grama!! Em um copinho de 200 ml (sabemos que você que bebe não se contenta apenas com um copo desses, né?) quantas calorias de uma vez você estará consumindo? Logo não adiantará fazer uma dieta "milagrosa", e tão pouco com a presença desta bebida. Ressalto também o refrigerante... A adição de açúcar, sódio, gás é tão alta nessa bebida que também a ingestão de um copo dele fará você consumir bem mais de calorias do que imagina! e sem saciar a fome...que é o pior!
Cortar o carboidrato do café da manhã, almoço e jantar, porém não deixar de comer docinhos ou bombons que fornecem muito mais calorias e não saciam... Eu fiz muito isso antes de ter orientações na minha formação acadêmica... E como tenho dito aqui, quando fazia isso engordava mais ainda do que emagrecia, haja vista que em uma dieta restritiva ao Carboidrato você terá seu cérebro ao longo do dia mandando sinais de necessidade no consumo de um carboidrato, e que seja ainda por cima mais refinado possível, para que chegue logo até ele. Isso mesmo, o cérebro é um órgão dependente de glicose para funcionar! Assim a solução para isso é manter em uma dieta os carboidratos complexos (como arroz integral, aveia, pão de farinha integral, etc) para que consiga driblar o desejo por doces.
Dormir mal. 90% dos meus pacientes que querem emagrecer dormem pouco ou muito tarde. O organismo cansado não tem um bom desempenho para queima calórica. Ele fica extremamente cansado, sobrecarregado, e funcionando mal. Até as máquinas precisam descansar para operar bem no outro dia, muito mais nós seres humanos. Logo tire o tempo de descanso como prioridade em uma dieta saudável, assim usando o organismo a seu favor.
fonte: www.dicasdemulher.com.br
Há inúmeros outros fatores pelos quais pisamos na bola em tempos de dieta... Detalhes que fazem toda a diferença para o alcance desse objetivo. O maior segredo é a busca de uma reeducação não só alimentar, mas também de vida. Através da reeducação que coloquei em prática consegui manter a perda dos 7 kg até recentemente, antes de engravidar. Foram 9 anos mantendo um peso saudável. Quando colocamos essa vontade de emagrecer em nossa vida precisamos lembrar que o nosso corpo precisa ter ganhos com a dieta, e não prejuízos. Necessita ficar ainda melhor, com vigor, vitaminado, com aumento da resistência, e não enfraquecido, inflamado, desgastado e doente. Faça valer a pena o seu objetivo e que seja para a vida toda principalmente. Sem desesperos... Sem querer obter resultados "para ontem". Tudo que precisamos alcançar exige esforço, dedicação, paciência, cuidado; é um processo que vale a pena fazer com qualidade. Busque um Nutricionista e mantenha o acompanhamento. Não o abandone assim que alcançar a perda de peso também. O retorno Nutricional é importantíssimo para que ele avalie se sua perda de peso está caminhando de forma saudável ou só perdendo líquido e massa muscular. Há muito em jogo, lembre-se disso:) Abração e até o próximo post!
fonte: corridadomedicodf.com.br
Matéria muito boa e esclarecedora amiga!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog que já é o maior sucessoo!!!
bjs Maura
Muito obrigada Maura:) que bom que o post serviu para te esclarecer algumas dúvidas!! fico feliz!! um forte abraço!!!
Excluir