segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Batata Konjac para emagrecimento



Vocês já ouviram falar desta batata??? Esse tubérculo é consumido em minha família há anos, porém de um tempo para cá tem sido também adotado na alimentação dos brasileiros como opção de emagrecimento. Logo resolvi falar para vocês os benefícios e cuidados que se deve ter no seu consumo. 

De origem asiática e consumido largamente no Japão, é conhecida como a batata do emagrecimento, por possuir 4-5 kcal em 50 g já cozidas! Em sua composição possui fibras solúveis em água chamada Glucomanan, que não são digeridas no nosso organismo, logo elas se expandem no estômago formando um gel, dando a sensação de saciedade.






Essa batata é recomendada também para pacientes diabéticos, pois ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue. No Brasil são Comercializadas com o nome de Konyaku ou konhaku. É vendida em forma de macarrão, “tijolo” e em pó em lojas de venda de alimentos orgânicos e naturais, como também em departamentos especializados na comida oriental. 
       

Por não possuir sabor elas aderem ao tempero que for utilizado e é uma ótima opção para substituir o arroz ou macarrão na dieta. Porém o consumo não deve ser em exagero, pois não possui quantidades significativas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas ou minerais, razão pela qual esse alimento deve ser apenas parte de uma dieta para perder peso. O consumo a longo prazo pode desencadear carências nutricionais e provocar deficiências de vitaminas e minerais. Substitua, no máximo, uma de suas refeições pelo Konjac.






Como preparar o macarrão de konjac? 
Ele vem envolto em líquido dentro de sua embalagem, então para o preparo é preciso antes escorrer o líquido e colocar para cozinhar no máximo 5 minutinhos com um pouco de sal; a textura é gelatinosa, logo se preferir cozinhe mais um pouco. Depois de cozido é só usar a criatividade e assim podendo até aumentar o valor nutricional do preparo: refogar com legumes, molhos, com ervas, e etc. 

Quem experimentar o “miojo emagrecedor” me conte depois como foi a aceitação! Um forte abraço e até a próxima!




15 comentários:

  1. Adorei a dica! Onde eu consigo encontrar essa batata pra comprar Haruka??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla! Aqui em Belém você pode encontrar nas lojas especializadas em comida oriental, como a Nipobrás e a Casa do Camarão. Já na forma em pó nas lojas de produto orgânico e natural. Espero que encontre e experimente :)
      Abração!!!

      Excluir
  2. Ja comi e realmente é muito bom da forma que me serviram, irei recomendar p minha irmã que é diabética. .. obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou Lore, não são todos que aceitam bem assim!! seu paladar já está puxando para o oriental, né?!:) que bom que ajudei com o post!! obrigada pela visita!

      Excluir
  3. eu sempre comi konyaku tbm, mas sempre ficava pensando pra quê q serve (?) desde que eu descobri q agnt nao aproveita nada dessa batata, mas com essa informação, deu até vontade de comer ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que esclareci com o post algo a mais referente à batata konjac noemy!!! e obrigada pelo comentário!!!!

      Excluir
  4. Só esqueceu de escrever que em natura essa batata é venenosa, sendo só possível comer já preparado. Konyaku é gostoso com su-miso (miso com pouco de vinagre de arroz, aji no moto, sal, açúcar, gomabura).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade, assim como a batata konjac a maioria dos tubérculos necessitam ser cozidos para o consumo, tanto para eliminar o veneno, como para abrandar as fibras. Em nossa região Norte conhecemos bem a Mandioca, que assim como o Konjac ela só deve ser consumida após preparada em cozimento! obrigada por enriquecer o post!!! Um forte abraço!

      Excluir
  5. Olá, super curti esse blog e seu post :D, pois não conhecia este tipo de batata e tive varias ideias de como utiliza-la em minhas prescrições. Queria te perguntar do valor deste produto aqui, se é acessível ou um pouco mais elevado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luenne da dica!! Bom, quanto ao valor não é tão acessível aqui na região Norte, pois vem em forma de importação...então varia em R$ 10- 20,00. Em São Paulo por ter acesso mais facilmente à batata Konjac existem muitos que já fabricam o Konyaku caseiramente e aí o valor já reduz. Já na sua forma em pó é vendido largamente pela internet e em lojas especializadas em produtos funcionais e o preço varia muito, sendo possível encontrar mais em conta. Espero ter esclarecido suas dúvidas e obrigada por comentar no blog! Abração!

      Excluir
  6. Bom dia, sou produtor rural e presidente de uma cooperativa de agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, estamos interessados em cultivar a batata para fornecer ao mercado brasileiro, saberia onde posso encontrar mudas ou mesmo referencia de produtores no Brasil que já o fazem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver acesso ao app Globo Play, veja esta reportagem que foi exibida pelo Globo Rural em 15/05/14. Fala sobre o cultivo em Mogi das Cruzes - SP. Parece ser um tubérculo de fácil manejo e leva 3 anos para estar pronto para colheita. Ou tente buscar pelo Hideo Kawanami, Eng. Agrônomo que aparece no vídeo. https://globoplay.globo.com/v/3346790/

      Excluir
  7. como conseguir a muda para plantar e onde

    ResponderExcluir
  8. Aqui no meu sitio, na minhs horta, nascem espontaneamente devido a várias batatas que ficaram no solo.

    ResponderExcluir