terça-feira, 24 de março de 2015

Celulite X Nutrição


                                           fonte: haylindoso.webnode.com.br 

Hoje posto sobre o bem da Nutrição contra a tão chatinha celulite (Lipodistrofia Ginóide). A celulite atinge 95% das mulheres e é uma questão que afeta principalmente o nosso lado estético, mas na verdade ela também é uma indicadora de retenção líquida em nosso corpo e acúmulo extra de células adiposas; ou seja, gorduras localizadas...Por isso ela aparece muito mais nas áreas que acumulamos gorduras normalmente (coxa, nádegas, culote, quadril e abdômen). Logo prevenir a Celulite e tratá-la é também uma questão de saúde. A celulite traz riscos para sobrecarga renal, sobrepeso, má circulação sanguínea, e em grau mais elevado causa nódulos e inflamação na região. Para evitar e tratar veja abaixo as dicas nutricionais que separei para vocês:

                  fonte: www.corporalshape.com.br

1- Perda de peso: É o primeiro passo em minha lista para diminuir consideravelmente a quantidade de celulite. Como a formação da celulite está relacionada diretamente com as células de gordura (adipócitos), quanto mais houverem tais células, mais haverão celulites. Os adipócitos tem a função principal de nos fornecer energia extra em casos de privação alimentar. Logo se evitarmos comer em um valor Calórico que extrapole a necessidade do dia, evitaremos a formação da celulite, pois não formaremos tantas gorduras a mais em nosso organismo. 

2- Atividade física: Deixar o sedentarismo de lado e se tornar regular em alguma atividade física melhorará, e muito, a circulação sanguínea, diminuirá também a retenção de líquidos, pois suaremos e eliminaremos assim toxinas retidas no corpo; incentivaremos o bom funcionamento de todos os órgãos, inclusive o sistema digestivo e renal, dessa forma evitando que o intestino preguiçoso acumule toxinas e o mal funcionamento dos rins acumule líquidos. A atividade física é a grande aliada no combate desse mal.

                                           fonte: quixeramobimagora.blogspot.com

3- Evitar frituras e sal: Alimentos ricos em gorduras contribuem para a formação da celulite por fornecer calorias extras e radicais livres, além de propiciar na retenção de líquidos. Já o sal é o grande vilão para a retenção de líquidos por possuir elevada quantidade de sódio em sua composição. Quanto mais retermos líquido no nosso corpo, mais acentuará a Celulite, desacelerará nosso metabolismo e nos deixará mais expostos ao aumento de peso. Uma coisa está ligada a outra...

4- Evitar refrigerantes, enlatados, embutidos, molhos industrializados, doces e açúcar refinado: Segue a mesma lógica do terceiro ponto. Todos esses produtos alimentícios nos fornecem sódio em excesso. O que precisamos por dia é apenas de 2,3 g/dia (para adultos saudáveis) e todos os produtos industrializados ultrapassam esse padrão infelizmente. Já os doces e açúcar refinado provocam a inflamação no organismo, retenção de líquidos, além de contribuir para as calorias extras que se transformam em gordura.

                                           fonte: www.ntco.com.br

5- Beba bastante água: Beber a quantidade ideal necessária ao dia (em torno de 2,0 -2,5 litros) ajuda nas funções renais e intestinais, dessa forma ocorrerá a eliminação natural de toxinas do nosso organismo e a retenção líquida.

6- Acrescentar alimentos diuréticos na dieta: Abacaxi, água de coco, aipo, couve, gengibre, beterraba, repolho, berinjela, salsa, tomate, pepino, melancia, cenoura, alho, alcachofra, etc. Todos eles têm ação de incentivar o aparelho urinário no bom funcionamento, assim reduzindo a retenção de líquidos.

                                          fonte: blog.emagrecerconstante.com

7- Incluir alimentos antioxidantes na dieta: Com uma alimentação rica em antioxidantes haverá o combate aos radicais livres. Logo aposte no açaí, frutas cítricas, que são riquíssimas em vitamina c, chá verde, sucos coloridos (verde, rosa e vermelho - já postei receitinha deles), frutas, verduras e legumes de cor verde e vermelho alaranjado, castanhas, peixes, óleos vegetais, linhaça e chia que são  ricos em ômega-3 e que ajudam no combate a inflamação.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário