domingo, 4 de janeiro de 2015

Cuidados Nutricionais nas compras de supermercado (Primeira Parte)

Nossa, quero pedir desculpa por ter ficado um tempo afastada, mas depois de uma temporada de comemorações de fim de ano e especialmente de obras em minha casa para preparar o ninho para nossa filhota, voltei às atividades do Blog :) Então vamos ao que interessa! Imagino que muitos de nós pisamos na bola com a alimentação no fim de 2014, então trago como primeiro post para o nosso 2015 novinho em folha várias maneiras de como contornar erros nas compras de supermercado, assim evitando gastos desnecessários e deixando sua alimentação muito mais saudável e funcional :)

                                              www.mundomax.com.br

Resolvi dividir esse post em dois para poder explicar melhor cada ponto a vocês. Espero que curtam!

Uma vez li que uma forma de economizar dinheiro é não indo ao supermercado com fome, assim a tentação de levar alimentos a mais reduz consideravelmente. Vi que essa lógica funciona muito bem também para quando queremos nos reeducar na alimentação. Ir bem alimentado evita que saíamos comprando besteiras, como doces, bombons, embutidos, e lanchinhos fast food e dessa forma nos mantendo mais focados com aquilo que escrevemos anteriormente na lista. Então vamos tentar por em prática de irmos ao supermercado bem alimentados e seguir a risca a lista de compras!

                                           www.organicosmartinatti.blogspot.com

Indico frequentar as feiras livres de produtos orgânicos e hidropônicos, antes de comprar diretamente do supermercado. Aqui em Belém recomendo as realizadas na Praça Batista Campos e Praça Brasil. Cada sábado se alterna entre uma praça e outra; é preciso ficar de olho, e as mercadorias são diretamente trazidas de seus produtores. As verduras e legumes comercializados  lá são de alta qualidade, sem agrotóxicos, preços semelhantes aos vendidos em supermercados, mas com o benefício de não provocar danos à sua saúde, como risco para câncer.

                                          www.enjoyfitclub.com.br

Tenha o cuidado em encher o carrinho com produtos diet e light ou reduzidos em gorduras. Alimentos light, como nota de esclarecimento, são produtos que em sua composição há uma redução de algo, mas é elevado outro elemento. Por exemplo, ao compararmos um refrigerante normal com um light vemos que há muito mais de sódio no light, apesar de ter sido reduzido em açúcar... Para uma pessoa que quer emagrecer, mas que sofre de retenção líquida além das gordurinhas, um produto light irá prejudicar com certeza nessa dieta...além de fazer ela gastar mais nas compras... Já um produto diet, ou zero, esse é retirado totalmente algo, mas aumentado outro composto, como por exemplo um sorvete diet. Ele não possui realmente açúcar em sua elaboração, mas possui muito mais gordura, se tornando até mais calórico que o normal...Assim erramos comprando esses produtos sem termos realmente a necessidade de consumí-los.

                                          www.doudoutissima.com.br

Há algo que também quero frisar que observo muito como gasto equivocado... Por que deixamos de comprar açúcar para comprar no lugar adoçante, quando nem temos risco para diabetes ou a obesidade como patologia? Um frasco de adoçante líquido transparente se observarmos vem escrito em vermelho no rótulo: Sacarina Sódica e Ciclamato de Sódio. Tais compostos elevam a pressão e a retenção líquida. É algo para se repensar não é mesmo? Não precisa que seja então comprado no lugar o açúcar demerara ou orgânico, que têm um custo alto, mas podemos comprar o açúcar granulado, que agride bem menos o estômago que o refinado, e atinge menos rapidamente a corrente sanguínea, além de ser mais em conta.

                                              www.naturalenternauta.com.br

Oriento retirar da lista de compras os temperos industrializados, pois além de elevar o custo, eles trarão até a curto prazo danos em sua saúde, como aumento do triglicerídeos, elevação no consumo de gordura trans, sódio, aditivos químicos, que podem provocar o câncer,e alguns possuem até em sua composição o corante tartrazina, que é extremamente danoso à saúde e que traz risco elevado para câncer. É ele o responsável pela coloração amarela dos produtos alimentícios, dessa forma pode ser encontrado ainda em muitos alimentos como farofa, bombons, chicletes e medicamentos. A ANVISA exige que seus fabricantes coloquem na rotulagem por extenso a utilização desse corante, logo fiquem bem atentos a partir de hoje. Portanto dê preferência em comprar especiarias e temperos comuns; sua alimentação ficará muito mais saudável e com um sabor mais perto do Caseiro.

Observe o prazo de validade dos alimentos. Não seja levado pelas promoções de "Leve 4 e pague 3" sem antes observar se isso é porque o produto já está perto de estragar. Leia sempre os rótulos para que não acabe gastando a toa.

Evite entrar no corredor de doces ou guloseimas, assim a tentação da compra será bem menor. Biscoitos recheados também são opções que darão calorias "vazias" para você e sua família, pois o recheio contém gordura hidrogenada e trans, que são as gorduras mais prejudiciais à saúde.

                                        www.universoquimi.blogspot.com

Fique de olho na qualidade das embalagens dos produtos. Não compre se estiver amassadas, estufadas, trincadas, já abertas... Procure outra embalagem íntegra para que se evite levar um alimento contaminado por bactéria, fermentado e adulterado.

Em breve, ainda esta semana, posto a segunda parte dessa matéria! Estou aqui para qualquer dúvida ou comentário que desejarem fazer! Um forte abraço!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário