quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tapioca, realmente boa para emagrecer?

                www.mundoboaforma.com.br

Oi amigos, hoje venho falar especialmente da Tapioquinha, atualmente muito utilizada como substituto do pão na dieta para emagrecimento. Para nós de Belém, a Tapioquinha já é uma velha conhecida na culinária Paraense. Quem nunca foi para Mosqueiro e fez questão de separar um tempo para comer a famosa tapioquinha de lá?! Ou procurar por Belém as barracas de tapioca da Ilha, por serem as melhores, tradicionais e super suculentas, não é mesmo?! Por termos já toda a tradição alimentar, será que ela ajuda mesmo no emagrecimento, como em outras regiões do Brasil tem divulgado?!

A tapioca para os Paraenses serve mais para fornecer belas calorias, pois adicionamos muitos ingredientes nada lights como recheio. Uma tapioquinha tradicional nada mais é que aquela bem passada na manteiga ou aquela doce, com bastante coco ralado e leite condensado. Mas para fins dietéticos, a tapioquinha tem sido usada com ingredientes bem leves, como margarina sem gordura trans, com frango desfiado, ou até mesmo somente ela e nada mais. Dessa forma, a tapioca engorda ou emagrece dependendo de como for preparada, pois a sua massa em si não é calórica.

                                        www.natue.com.br

A tapioca é derivada da fécula da mandioca, cada colher possui em média 14 calorias, trata-se de um carboidrato de baixo valor nutricional. Ela ajuda no fornecimento de energia, mas não possui quantidade significativa de vitaminas, minerais, e fibras. Para que a tapioca fique mais funcional na dieta oriento para que seja misturada com a linhaça, pois aí já fornecerá fibras e ajudarão na diminuição da gordura do nosso organismo, e prolongará o tempo de saciedade. 

                                                 www.sorvemix.com.br

Já as propriedades benéficas que existem na massa da tapioca são: Não fornecimento de glúten; ótima opção para os celíacos ou aqueles que possuem alergia a essa proteína; além de não possuir sódio, gordura e uma substância chamada gliadina como o pão (a gliadina é um vilão para quem quer emagrecer, pois ao ser metabolizada no organismo se transforma em uma espécie de açúcar e acumula gordura, principalmente no abdômen). Outros benefícios que a tapioca nos traz também é a capacidade de controlar o ph do organismo, a acidez intestinal e ser de fácil digestão.

A melhor forma de substituição na alimentação pela tapioca é nos lanches, ela se torna uma grande aliada como substituto de biscoitos, torradas, bolachas, pães ou bolos. Ótima opção para um pré-treino ou pós-treino e é importante que venha acompanhado por proteínas leves como queijo branco, peito de perú, frango, ou patês. Já não recomendo substituir o Arroz pela tapioca, pois o consumo do cereal no Almoço é importante, pela combinação perfeita dele com as leguminosas (aumenta o valor nutricional do alimento), além de fornecer por mais tempo ao organismo a energia a médio e longo prazo.Já o uso constante e prolongado dessa raiz fará ter déficits nutricionais, como expliquei em um post que falo sobre a dieta paleolítica. 

                                                  www.hortas. info

A introdução da tapioca na dieta de nada adiantará se só ela for a responsável pelo emagrecimento. Para emagrecer é necessária a Reeducação alimentar. Só dará certo se os hábitos alimentares e de vida forem mudados para o mais saudável e regular possível. Se nada disso for realizado, a coitada da tapioca ainda levará a culpa por você ter engordado... 

E para preparar a tapioca não é difícil. Basta ter em mãos uma frigideira bem seca em fogo brando, adicionar as colheres do pó de tapioca, espalhar com o garfo até que se transforme em uma massa, depois trocar de lado, dar um tempinho de 1 minuto ou até menos e desligar o fogão para em seguida colocar os ingredientes de sua escolha. Feche ao meio ou enrole, como você preferir:) Daí é só saborear, e o melhor, sabendo que ali haverá um lanche muito saudável e delicioso.


Um comentário: