quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Passo a passo na organização da geladeira

Boa tarde amigos!! Hoje trago a vocês a melhor forma de estar arrumando a geladeira após as compras no supermercado. Vocês sabem como arrumar da melhor forma possível? Para que tenha um maior tempo de sobrevida dos alimentos, menores riscos de contaminação cruzada (quando um alimento crú não processado contamina um já cozido) e mais saúde? Muitos de nós não sabemos a forma correta de organizar os alimentos e dessa forma o desperdício acaba indo às alturas. Se for o seu caso, confira esse post com dicas para facilitar a organização e diminuir os prejuízos.


Congelador:
-Jogue tudo o que estiver mais de um ano guardado ou o que você não souber o que é, pois não vale a pena arriscar a sua saúde comendo algo que não tem certeza da qualidade;
- O ideal é que a prateleira superior seja posicionado os alimentos cozidos e porcionados em vasilhas transparentes para saber qual prato é e com a identificação de data da sua elaboração. Assim você saberá de quando foi feito aquele prato; e sendo ele colocado na prateleira de cima não correrá o risco de ter pingos de sangue de carnes crúas em suas vasilhas. O mesmo vale para posicionar o gelo nessa prateleira, pois assim os cubinhos não serão contaminados. 
-Na segunda prateleira já posicionar as carnes cruas, já porcionados em quantidade menor, para que na hora de descongelar não ocorra de ser congelado de novo por não ter usado toda a porção. O ato de descongelar e congelar novamente já prejudica na qualidade da proteína.
- Colocar tudo que comprou recentemente por trás dos alimentos antigos, para ter aquele sistema que citei no post anterior: "Primeiro que vence, primeiro que sai (PVPS)
-Sempre deixar um espaço nos potinhos com líquidos, pois ao congelar o líquido se dilata e pode até estourar a sua vasilha.
-Deixe os alimentos mais usados na porta do congelador, como carne de hambúrguer, sorvete, pães de queijo, para facilitar no manuseio.

Refrigerador:
- Proteínas cruas devem ser armazenadas na prateleira superior, caso sejam utilizadas logo, caso contrário, guardar no congelador. 
- Ovos devem ser armazenados nas prateleiras intermediárias, pois na porta da geladeira, como se fazia antigamente, há risco da casca rachar ou quebrar (pelo movimento da porta) e assim as bactérias ou sujidades se transferirem para a clara e a gema.
- Sobras de comida: As sobras devem ser acondicionadas em recipientes transparentes, de preferência com data do dia que foi feito e armazenadas na prateleira abaixo das carnes.
- Queijos, lacticínios e frios: Armazenados na prateleira intermediária. No caso dos queijos trocar a embalagem de fabricação e colocá-los em uma embalagem bem fechada de vidro ou plástico, com a data de abertura.
- Frutas: É importante que sejam lavadas, colocadas de molho em uma solução de hipoclorito de sódio (solução desinfetante de água sanitária para alimentos- vem escrito no rótulo: Diluição de 10 ml desta solução para 1 litro de água, deixar de molho por 10 minutinhos, depois enxaguar com água boa para consumo) e embalar em sacos plásticos para não ressecarem nas prateleiras de baixo.
-Verduras e Legumes: Também precisam ser embalados, mas não lavados, e ficam melhor armazenados nas gavetas inferiores.
-Na porta da geladeira: Bom para armazenar leites, geléias, molhos, bebidas que já foram abertos.

Na primeira organização realmente dará um pouquinho de trabalho, mas depois será bem mais fácil para manter e principalmente melhorar a saúde. Um forte abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário