terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rabanada light de microondas: Receita da mamãe

Oi gente! Hoje estou trazendo a vocês a receitinha da rabanada light que a minha querida mãe faz para a nossa família. Muito prática e muito baixa em caloria!! Equivalente a 150 calorias por porção (56 g). já uma rabanada tradicional (aquela que é frita) as calorias giram em torno de 350. Espero que vocês gostem!!

                fonte: cybercook.com.br

Rabanada light de Microondas

- 1 ovo batido
- 1 xícara de leite desnatado (ou integral se assim preferir para ficar mais saboroso), sem açúcar
- 1 pitada de sal
- 8 fatias finas de pão de rabanada (pão francês)
- 4 colheres de café de margarina sem gord. trans para dourar
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou orgânico
- 2 colheres de sopa de canela em pó

Modo de Preparo:

 1- Bata levemente, em uma tigela,  o ovo, leite e sal. Molhe o pão na mistura, alternando os lados, até que toda a mistura seja absorvida (cuidado para não deixar muito molhado também, se caso aconteça isso, é só espremer um pouco, sem amassar muito o pão);

                                        fonte: cookingtrickswithcristina.blogspot.com

2- Em um refratário de vidro coloque as fatias de pão e leve ao microondas por 20 segundos para que crie a firmeza à massa;

3- Após isso, em uma frigideira anti-aderente, derreta metade da margarina. Doure a metade do pão dos dois lados. Repita a operação até terminar;

                                         fonte: receitasbytaniamartyns.blogspot.com

4- Arrume as fatias em uma travessa e salpique o açúcar e a canela. Está prontinho para o consumo!

Espero que tenham gostado!!! Garanto a vocês que fica uma delícia!!! Gosto até mais desse tipo do que à tradicional, mas sou suspeita para falar, né?! Façam o teste e me digam depois!!!Bjs a todos!

                 fonte: desafiosgastronomicos.blogspot.com
 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sucos Coloridos e funcionais


                 fonte: aniversariolegal.blogspot.com

Como prometi no meu último post trago a vocês as receitinhas dos sucos Coloridos que passo aos meus pacientes: Verde, vermelho e rosa. Muito tem se falado sobre esses sucos; já existem até lojas especializadas que fazem entrega à domicílio, isso porque de forma geral eles trazem vários benefícios à saúde. Fazem uma verdadeira "limpeza" no nosso organismo; aceleram o metabolismo, eliminam gorduras, são vasodilatadores, melhorando a circulação sanguínea, funcionamento intestinal, muscular, além de possuírem baixas calorias. Vou falar mais especificamente de cada um abaixo e em seguida a receita.

                                          fonte: mdemulher.abril.com.br

Suco Verde: 
Esse com certeza o mais consumido entre todos os outros sucos coloridos. É conhecido também como suco Detox por favorecer a eliminação de toxinas do organismo e aumentar a diurese. As folhas verdes não podem faltar, dão um alto teor de clorofila, responsável pela principal função do suco; de desintoxicar. Acrescentando gengibre dará a termogênese ao corpo, que nada mais é que o poder de acelerar o metabolismo, sendo indicado como um bom suco pré-treino. Porém quem possui pressão alta, cardiopatias, alergias e Hipertireoidismo não será recomendado a utilização do Gengibre.

Ingredientes:
-150 ml de suco de maracujá
- 1 folha grande de couve ou 1 xícara cheia de talos e folhas de brócolis
- 1 fatia média de abacaxi ou 1/2 maçã média 
- 1 lasca de gengibre
- 1 colher de sopa de linhaça ou chia
- Hortelã a gosto

                                           fonte: www.sigaseucoracao.com.br

Suco Vermelho Alaranjado:
Esse suco ajuda diretamente na qualidade da pele, cabelo e musculatura. É recomendado para auxiliar no Bronze e para a prática de exercícios físicos, pois em sua composição contém os Carotenóides (Licopeno, Betacarotenos, Luteína e Zeaxantina),  grupo de substâncias responsáveis na melhora do sistema imune, combate das células inflamatórias no corpo, reduzindo assim o envelhecimento celular e estresse oxidativo. 

Ingredientes:
- 150 ml de suco de limão ou laranja
- 1 fatia média de mamão ou melancia
- 1 cenoura pequena
- 1 colher se sopa de aveia ou linhaça
- 1 lasca de gengibre

                                                  fonte: www.sodetox.com.br

Suco Rosa:
O Suco de beterraba recomendo tanto para o pré- treino como para o pós treino, por possuir em sua composição uma substância chamada nitrato/nitrito, precursores do Óxido Nítrico; que beneficia a regeneração muscular e redução da fadiga, por ser vasodilatadora, assim favorecendo a oxigenação e transporte de nutrientes.

Ingredientes:
- 150 ml de suco de melancia (batido com semente) 
- 1/2 beterraba média
- 1 lasca de gengibre
- 1 colher de sopa de linhaça ou chia

Preparo em comum para os três sucos:
Bata os ingredientes correspondentes no liquidificador e está pronto para o consumo. É importante não coar para que se consuma todas as fibras e assim ter o poder de redução da gordura, principalmente a abdominal. 

Para a praticidade do dia-a-dia pode ser feito a polpa do suco colorido congelada nas forminhas de gelo e ser consumida ao longo da semana, acrescentando só no momento do consumo os 150 ml de suco. 

Evite tomar após 18h. Por possuir ação termogênico ele é mais recomendado para o início da manhã para contribuir no gás de energia necessário para o dia.

Se possível evitar a utilização de açúcar. Caso não consiga consumir sem, faça uso do açúcar orgânico ou demerara que são mais nutritivos que o refinado.

Faça bom uso desses sucos deliciosos e muito funcionais. Se possível acrescente pelo menos uma vez ao seu dia, com certeza você terá muitas melhorias em sua saúde. Abração e até a próxima!



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Orientações Nutricionais para festas de final de ano

O mês de Dezembro chegou! E com ele muitos finais de semana recheados de comemorações, confraternização de trabalho, amigos invisíveis, Ceia de Natal e festa da virada! É o mês onde praticamente ninguém inicia uma dieta para emagrecimento, não é mesmo?! A maioria dos pacientes somem e só voltam com uns kgs extras em janeiro, rsrsr!! Mas trago aqui algumas alternativas para que não metemos por completo o "pé na jaca". Dá sim para curtir as comilanças deliciosas sem tantos prejuízos no peso e sem ser tão radical com comidas muito lights. Então vamos lá:

1- Coloque mais frutas na sua mesa de fim de ano como petiscos decorados: Além do charme que a mesa terá a mais, as frutas, principalmente de época (pêssego, manga, melancia, uva, figo, melão, abacaxi e pêra), ajudarão a proporcionar mais vitaminas, fibras e sais minerais, o que contribuirá para o melhor funcionamento do metabolismo, ainda que tarde da noite.

                       fonte: www.caroltognon.com.br

2-  Dê preferência no consumo de carnes brancas (Perú, Chester, peixes, lombo): Elas possuem menos gorduras saturadas que as carnes vermelhas, assim sendo menos calóricas, de rápida digestão e portanto correndo menos risco de dormir com sobrecargas no organismo.

3- Coloque em seu prato uma proporção equivalente a 1/4 de proteína, metade de salada com frutas e o restante com acompanhamentos; isso já fará toda uma diferença para que se sacie mais rapidamente, não consuma tantas opções ricas em valor calórico e dessa forma não engorde por causa de um único dia.

                   fonte: www.alessandraguerra.com.br

4- Sirva-se uma única vez na Ceia de Natal e Ano Novo: Eu entendo que é muita tentação, mas sei também que tem como consumir a ceia no outro dia, e com mais qualidade. O organismo estará mais descansado, dessa forma a digestão será melhor executada. A reserva de gordura localizada acontece muito quando comemos em excesso e muito tarde. Então vale o esforço!

5- Para não ir com tanta fome para as festas de fim de ano, se programe para fazer um lanche leve e saudável antes do evento. Com isso você evitará àquela vontade louca de sair atacando tudo e ficando empachado como resultado. Indo já alimentado você poderá fazer as escolhas que te saciará e te deixará na medida certa satisfeito.

                                fonte: noticias.uol.com.br

6- Intercale o champagne ou outra bebida calórica (cerveja, refrigerante) com copos de água; no fim da festa você com certeza terá reduzido bem o seu percapta de consumo de bebidas e não terá acumulado tantas calorias extras para um único evento.

7- Se é você que preparará algum jantar de fim de ano atente-se nas pequenas substituições no preparo dos alimentos que farão uma boa redução calórica: Use temperos naturais como cebola, alho, açafrão, manjericão, etc. no lugar dos temperos prontos. Coloque nos molhos creme de leite light, leite semidesnatado, margarina sem gordura trans, ou manteiga reduzida em gordura do que os integrais. Misture no arroz branco o arroz integral ou acrescente fibras (linhaça, aveia) ou talos de legumes e verduras. E use ricota, proteína texturizada de soja, verduras, frutas e legumes para enriquecer os pratos com alimentos mais saudáveis e funcionais.

                            fonte: www.receitasdmais.com

8- Procure Receitas que diminuam a utilização de óleo e coloque em sua mesa. Vou trazer em breve uma receita de família que é a rabanada sem fritura. Para mim, muito mais saborosa que a original! Não esqueça que a criatividade vai ser muito interessante para uma ceia menos pesada e não por isso menos tradicional. 

9- Por que não adotar nas festas o cardápio japonês também? Sashimi, makisushi, onigiri sushi, gyoza, teriyaki, etc. Além de ser esteticamente admirável, o seu preparo é bem leve, baixo em calorias e tão sofisticado quanto um outro prato principal comum para o momento. 

                                fonte: gilmeuamor.blogspot.com               

10- Compense no dia seguinte consumindo um belo suco detox pela manhã em jejum (trarei as receitas do suco verde, vermelho e rosa em breve). Por ser super funcional, esse suco ajudará no combate à inflamações do cansaço, dos excessos do dia anterior, fornecendo um melhor desempenho para seu organismo.

                                         fonte: www.beevoz.com        

Priorize suas escolhas e não fique pensando no que deixou de comer no dia anterior... Coma devagar, saboreando cada garfada, assim perceberá o quanto é suficiente para você! No mais divirta-se, tenha um excelente mês de Dezembro e Boas Festas!