terça-feira, 24 de março de 2015

Celulite X Nutrição


                                           fonte: haylindoso.webnode.com.br 

Hoje posto sobre o bem da Nutrição contra a tão chatinha celulite (Lipodistrofia Ginóide). A celulite atinge 95% das mulheres e é uma questão que afeta principalmente o nosso lado estético, mas na verdade ela também é uma indicadora de retenção líquida em nosso corpo e acúmulo extra de células adiposas; ou seja, gorduras localizadas...Por isso ela aparece muito mais nas áreas que acumulamos gorduras normalmente (coxa, nádegas, culote, quadril e abdômen). Logo prevenir a Celulite e tratá-la é também uma questão de saúde. A celulite traz riscos para sobrecarga renal, sobrepeso, má circulação sanguínea, e em grau mais elevado causa nódulos e inflamação na região. Para evitar e tratar veja abaixo as dicas nutricionais que separei para vocês:

                  fonte: www.corporalshape.com.br

1- Perda de peso: É o primeiro passo em minha lista para diminuir consideravelmente a quantidade de celulite. Como a formação da celulite está relacionada diretamente com as células de gordura (adipócitos), quanto mais houverem tais células, mais haverão celulites. Os adipócitos tem a função principal de nos fornecer energia extra em casos de privação alimentar. Logo se evitarmos comer em um valor Calórico que extrapole a necessidade do dia, evitaremos a formação da celulite, pois não formaremos tantas gorduras a mais em nosso organismo. 

2- Atividade física: Deixar o sedentarismo de lado e se tornar regular em alguma atividade física melhorará, e muito, a circulação sanguínea, diminuirá também a retenção de líquidos, pois suaremos e eliminaremos assim toxinas retidas no corpo; incentivaremos o bom funcionamento de todos os órgãos, inclusive o sistema digestivo e renal, dessa forma evitando que o intestino preguiçoso acumule toxinas e o mal funcionamento dos rins acumule líquidos. A atividade física é a grande aliada no combate desse mal.

                                           fonte: quixeramobimagora.blogspot.com

3- Evitar frituras e sal: Alimentos ricos em gorduras contribuem para a formação da celulite por fornecer calorias extras e radicais livres, além de propiciar na retenção de líquidos. Já o sal é o grande vilão para a retenção de líquidos por possuir elevada quantidade de sódio em sua composição. Quanto mais retermos líquido no nosso corpo, mais acentuará a Celulite, desacelerará nosso metabolismo e nos deixará mais expostos ao aumento de peso. Uma coisa está ligada a outra...

4- Evitar refrigerantes, enlatados, embutidos, molhos industrializados, doces e açúcar refinado: Segue a mesma lógica do terceiro ponto. Todos esses produtos alimentícios nos fornecem sódio em excesso. O que precisamos por dia é apenas de 2,3 g/dia (para adultos saudáveis) e todos os produtos industrializados ultrapassam esse padrão infelizmente. Já os doces e açúcar refinado provocam a inflamação no organismo, retenção de líquidos, além de contribuir para as calorias extras que se transformam em gordura.

                                           fonte: www.ntco.com.br

5- Beba bastante água: Beber a quantidade ideal necessária ao dia (em torno de 2,0 -2,5 litros) ajuda nas funções renais e intestinais, dessa forma ocorrerá a eliminação natural de toxinas do nosso organismo e a retenção líquida.

6- Acrescentar alimentos diuréticos na dieta: Abacaxi, água de coco, aipo, couve, gengibre, beterraba, repolho, berinjela, salsa, tomate, pepino, melancia, cenoura, alho, alcachofra, etc. Todos eles têm ação de incentivar o aparelho urinário no bom funcionamento, assim reduzindo a retenção de líquidos.

                                          fonte: blog.emagrecerconstante.com

7- Incluir alimentos antioxidantes na dieta: Com uma alimentação rica em antioxidantes haverá o combate aos radicais livres. Logo aposte no açaí, frutas cítricas, que são riquíssimas em vitamina c, chá verde, sucos coloridos (verde, rosa e vermelho - já postei receitinha deles), frutas, verduras e legumes de cor verde e vermelho alaranjado, castanhas, peixes, óleos vegetais, linhaça e chia que são  ricos em ômega-3 e que ajudam no combate a inflamação.  


segunda-feira, 16 de março de 2015

Alimentos evitados e excluídos na Gestação

Boa tarde amigos! Com o nascimento antecipado da minha filha acabei me afastando por um período daqui, mas pretendo aos poucos ir retornando e trazendo com isso novas informações bem nutricionais a todos vocês. Como prometido para este post, hoje venho falar sobre os alimentos que devem ser evitados e excluídos da nossa rotina quando grávida. Há muito de mitos e tabus no meio da alimentação na gestação, alguns são até certos, mas outros nada mais são que "coisas dos antigos" e infelizmente com tantos falando o que é certo ou errado, nós que somos mães ficamos perdidas! Confesso que até eu como nutricionista quando escuto algo do tipo, eu paro para buscar na minha memória se isso condiz mesmo ou se é apenas um tabu alimentar.

Abaixo deixo uma lista de alimentos considerados nocivos à gravidez e espero que  seja esclarecedor para todos nós.

                                         fonte: www.dicasdesaudeonline.com.br

-Chás escuros; como Chá mate, preto, canela, verde e de boldo. Altamente nocivo à gestação, por está relacionado ao aumento das contrações uterinas, o que influencia no aborto, prematuridade, além de causar má formação cerebral e sangramento. Na minha gestação foi complicado retirar o chá preto, pois era rotina para  mim substituir o café preto por ele, mas logo no primeiro mês passei a desenvolver contrações uterinas e um sangramento. Ao cortar o chá, essas contrações sumiram imediatamente.
   
- Adoçante: Os adoçantes permitidos na gestação são o aspartame, a sucralose, o acessulfame e a estévia. A sacarina e o ciclamato por terem poucos estudos realizados, e serem fatores carcinogênicos é totalmente contra-indicados na gestação e amamentação.

                                         fonte: www.saude.ig.com.br

- Proteínas cruas, defumadas e mal passadas: Prefiro dizer que devem ser excluídos na gestação, pelo risco de transmitir doenças como a Toxoplasmose, e intoxicações alimentares, como a salmonelose, trazendo GRANDE risco para a gestante e para o bebê. Riscos como má formação do feto, mal desenvolvimento cerebral, cegueira, prematuridade, aborto e etc. Logo corte mesmo o peixe e alimentos com ovo crú (queijadinha, gemada, guaraná da amazônia, maionese caseira, tortas, etc), churrasco mal passado, carne de porco defumado, frango mal cozido, e etc.

-Peixes com alto teor de mercúrio: O mercúrio praticamente está presente em todos os peixes, mas há tipos de peixes com menos quantidade desse metal. Os liberados para consumo são: Arenque, sardinha, salmão, pescada e cavalinha, o restante contém elevada quantidade do metal e pode causa intoxicação alimentar, transferindo o risco ao feto, assim o consumo dos peixes evitados devem ser com muita moderação, até mesmo o peixe de atum enlatado. 

-Mariscos: Quando mal cozidos ou preparados em locais não seguros, os mariscos podem conter bactérias ou vírus que trazem a intoxicação alimentar à mãe, e o tratamento é muito complicado, pois as mães não podem consumir remédios fortes para o combate das bactérias, haja vista que o feto será afetado, logo prefiro que sejam cortados do cardápio do que se expor a qualquer prejuízo fetal.

                                          fonte: www.cpt.com.br

-Leite, queijos e iogurtes não pasteurizados: O leite e seus derivados são importantíssimos na gestação e amamentação no fornecimento de cálcio, vit. D, e calorias extras necessárias, porém sem a pasteurização (processo no qual o alimento é aquecido em alta temperatura com o intuito de eliminar todas as bactérias, sem perder o valor nutricional) o risco de estar consumindo um produto contaminado é relevante, sendo um vetor de risco para intoxicação alimentar, infecção, etc.

                                          fonte: www.poderdasfrutas.com

- Açaí não branqueado: O Açaí é rico em ferro e no valor calórico, sendo um poderoso alimento para as gestantes, porém sem o branqueamento (técnica simples de "escaldar" o produto alimentício em alta temperatura por alguns minutos e logo em seguida resfriar) o risco de conter a doença de chagas ou bactérias é alta.

- Frutas, verduras e legumes não lavados: O risco de conter o parasita da Toxoplasmose é elevado, logo deve ser cortado o consumo de saladas cruas e frutas expostas em locais não seguros. Na residência busque deixar de molho em uma solução de hipoclorito de sódio para total desinfecção dos alimentos.

                                         fonte: www.alternburg.com.br

- Cafeína: O consumo deve ser evitado, pois pode trazer a prematuridade do feto, pelas contrações uterinas, ou baixo peso ao bebê. O consumo diário deve ser limitado a 300 mg, que equivale à dois cafezinhos/ dia. Alimentos que contém cafeína: Café, Refrigerantes, Chás escuros, e chocolates.

- Bebidas Alcoólicas: Totalmente proibido e em qualquer fase gestacional, pois pode provocar má formação fetal.

Espero que tenham gostado desse post! 

Com a minha nova rotina, estarei trazendo para vocês sempre um pouco do que estou vivendo também. Nada melhor que transmitir aquilo que sabemos e aprendemos com a prática. Um grande abraço e até a próxima.