sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Benefícios, malefícios e indicações da Maltodextrina, BCAA, Creatina e Whey Proteín.

                                      fonte:www.magraemergente.com

Os Suplementos Alimentares são nutrientes isolados criados na forma de líquido, cápsulas e em pó, sendo ingeridos por via oral,  com o objetivo de complementar à dieta ou suprir necessidades nutricionais em indivíduos com certas carências na saúde alimentar.  

No Brasil infelizmente muitos têm usado de forma abusiva, principalmente frequentadores de academia, sem sequer uma orientação de um profissional capacitado e ainda sem uma devida avaliação nutricional da real necessidade no consumo dos suplementos esportivos. Tais indivíduos buscam através dessa utilização o alcance de seu objetivo estético e acreditam que a informação superficial que recebem entre si já se torna suficiente para o consumo.
                                                fonte:www.maisqualidadedevida.com.br

Antes de tudo a indicação deve partir de um Nutricionista especializado e que consiga atingir ao indivíduo benefícios e não prejuízos à saúde. Antes de ter a liberação da prescrição, o praticante de exercício físico necessita fazer exames laboratoriais para verificar como está as condições renais e hepática, glicemia, colesterol, e etc., reajustar seus hábitos alimentares e de vida, haja vista que com uma má alimentação os suplementos não desempenham bem seu papel, necessita também está em um ciclo regular de atividades de resistência (treinos de força/musculação);  levando em consideração o consumo calórico total/dia e o tempo entre digestão e aproveitamento metabólico, determinando a quantidade necessária de carboidratos, proteínas e lipídios, essenciais para a manutenção ou melhora do desempenho físico e saúde (CORREA, D.B, NAVARRO, A.C, 2014).

O uso indiscriminado de suplementos esportivos podem trazer já a curto prazo danos no figado, rins e ósseo,  fora que se encontra atualmente no mercado cerca de 33% de produtos contaminados com substâncias proibidas, logo trazendo risco à saúde para câncer, distúrbios hormonais, psicológicos e doenças cardiovasculares. Pessoas que fazem uso em excesso dos suplementos podem ter também o aparecimento de cravos, espinhas e flatulências. E vale ressaltar que diabéticos e Hipertensos só podem fazer uso a partir de uma rigorosa avaliação Nutricional. Já o uso de suplementos para indivíduos sem a prática de atividade física pode ser recomendado com indicação Nutricional e médica para alcance de algum aporte de nutriente, como está sendo no meu caso que tenho feito a utilização de Maltodextrina e proteína isolada para ganho de peso na Gestação.

                                          fonte: dicasdemusculacao.org

Mas vamos lá falar de forma resumida sobre os suplementos:
A Maltodextrina é comercializada em pó para ser diluída em água; proveniente do amido de milho, recebe uma ação enzimática e se converte em carboidratos de rápida e fácil digestão. Seu benefício é a oferta de energia necessária para o pré-treino e reposição de energia imediata ao glicogênio muscular no pós-treino associada com a proteína, pois a proteína sozinha acabará sendo usada metade dela para reposição de energia e outra para seu devido fim, que é o de hipertrofia, portanto com a associação da Malto, a ação da Proteína isolada não é prejudicada.

O BCAA é feito de aminoácidos de cadeia ramificada (os aminoácidos nada mais são que proteínas hidrolisadas). Comercializados em cápsulas possuem a Isoleucina, Leucina e Valina em sua composição. É usado principalmente para reparar os danos nos tecidos musculares provocados pelo exercício (de forma leiga ele ajuda para diminuir de forma mais rápida aquela dor causada depois de um treino); seu benefício é maior quando utilizado após a atividade física.

A Creatina é sintetizada a partir de três aminoácidos: A Metionina, Glicina e Arginina.  A creatina já é produzida naturalmente por nosso organismo e se armazena nas células musculares. Sua combinação com o fosfato faz com que ocorra um armazenamento de energia que será usada na produção da contração do músculo. Assim fazendo uso da suplementação de Creatina as células musculares tendem a comportar mais creatina, logo mais energia, mais ganho de massa muscular e força para contração. Com isso ela é mais indicada para praticantes de corrida, atividades que demandem mais "tiros" de velocidade do que de resistência.

E o Whey proteín vem em forma de pó para ser diluído em água, trata-se de proteína extraída do soro do leite, com o intuito de adequar o aporte proteico para aumento da massa muscular. Tem importante papel para a recuperação pós treino. Logo seu consumo deve ser realizado após o exercício, pois a musculatura estará em plena atividade de reserva de proteína para hipertrofia. Outros benefícios associados ao uso do Whey são: ação antioxidante, rápida absorção pelos músculos, favorecendo o anabolismo, e controla os níveis de açúcar no sangue.

                                               fonte: www.musculacaototal.com.br

Espero que algumas dúvidas quanto a suplementação tenham  sido esclarecidas. Sejam criteriosos antes do consumo; busquem prioritariamente orientação Nutricional, pois será indicado o melhor produto para você, dentro do que é permitido hoje pela ANVISA e do que realmente seu organismo necessita. Qualquer questionamento estou aqui à disposição! Um forte abraço!!

Fontes de pesquisa: 
- CORREA, D.B., NAVARRO, A.C.  Distribuição de respostas dos praticantes de atividade física com relação à utilização de suplementos alimentares e o acompanhamento nutricional numa academia de Natal/RN. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 43. p.35-51. Jan/Fev. 2014.

- MILANI, V.C., TEIXEIRA, E.L., MARQUEZ, T.B. Fatores associados ao consumo de suplementos nutricionais em frequentadores de academias de ginástica da cidade de Nova Odessa. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 46. p.264-278. Jul./Ago. 2014. 


terça-feira, 25 de novembro de 2014

6 possíveis erros pelos quais você ainda não conseguiu perder peso

                                                   fonte: definicaototal.com.br

Já ouviram falar daquela expressão “emagreço mais quando não estou de dieta?”. Pois é, este post escrevi com este intuito de sinalizar alguns possíveis erros que fazemos quando estamos querendo perder peso de forma rápida, porém ao invés de ajudarmos o organismo a acelerar e responder melhor tal objetivo, fazemos com que na verdade ele fique ainda mais lento. É importante salientar como no post anterior que há fatores que não se relacionam aos nossos próprios erros, como os problemas hormonais  que prejudicam diretamente no emagrecimento (por exemplo hipotireoidismo). Então vamos citar aqui alguns prejuízos que provocamos em ações equivocadas para emagrecer.

Uma das maiores loucuras quando iniciamos uma dieta é de fechar a boca e comer praticamente só o almoço ao longo do dia. Ser sustentado por uma ou duas únicas refeições fará com que seu metabolismo desacelere o trabalho para reservar calorias, pois entende que você está passando por um processo de abstinência alimentar. Logo ao invés de queimar gordurinhas, ele se pré-dispõe a armazená-las para manter, digamos que, você “vivo”. Isso a curto prazo já pode ser observado danos à saúde, como “cara branca” (baixa de pressão e glicemia), desmaios, indisposição, baixo rendimento e raciocínio desacelerado.

                                                  fonte: www.minhavida.com.br

Outro erro é beber intensivamente água para enganar a fome, ou entrar naquelas dietas da moda; da sopa, do chás, shakes e etc., substituindo refeições pelos líquidos. Atente-se que não possui nutrientes suficientes como vitaminas, proteínas, lipídeos e carboidratos; logo deixar de se alimentar de verdade será um grande risco à saúde, pois a forma de emagrecimento será muito transitório, sem estabilização do novo peso que adquirir, ou seja, assim que parar de fazer a dieta se recupera todo o peso perdido ou ganha até a mais; fora que emagrecer de forma tão drástica não te resultará na perda de gorduras, somente de líquidos e massa muscular.

                                         Fonte: nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com


Não realizar atividade física juntamente com a dieta. A falta do exercício fará com que o metabolismo não seja acelerado, assim a queima de caloria e gordura é muito mais gradativa, e sem falar que dieta sem exercício não é possível ganhar massa muscular, aumentar o condicionamento físico e se tornar mais saudável.

Fazer dieta, mas manter o consumo de álcool. Observe o seguinte, o carboidrato e proteína possuem em 1 grama o equivalente a 4 calorias, já o álcool 7 calorias!! quase igual ao de gordura! que são 9 calorias em 1 grama!! Em um copinho de 200 ml (sabemos que você que bebe não se contenta apenas com um copo desses, né?) quantas calorias de uma vez você estará consumindo? Logo não adiantará fazer uma dieta "milagrosa", e tão pouco com a presença desta bebida. Ressalto também o refrigerante... A adição de açúcar, sódio, gás é tão alta nessa bebida que também a ingestão de um copo dele fará você consumir bem mais de calorias do que imagina! e sem saciar a fome...que é o pior!

Cortar o carboidrato do café da manhã, almoço e jantar, porém não deixar de comer docinhos ou bombons que fornecem muito mais calorias e não saciam... Eu fiz muito isso antes de ter orientações na minha formação acadêmica... E como tenho dito aqui, quando fazia isso engordava mais ainda do que emagrecia, haja vista que em uma dieta restritiva ao Carboidrato você terá seu cérebro ao longo do dia mandando sinais de necessidade no consumo de um carboidrato, e que seja ainda por cima mais refinado possível, para que chegue logo até ele. Isso mesmo, o cérebro é um órgão dependente de glicose para funcionar! Assim a solução para isso é manter em uma dieta os carboidratos complexos (como arroz integral, aveia, pão de farinha integral, etc) para que consiga driblar o desejo por doces. 


Dormir mal. 90% dos meus pacientes que querem emagrecer dormem pouco ou muito tarde. O organismo cansado não tem um bom desempenho para queima calórica. Ele fica extremamente cansado, sobrecarregado, e funcionando mal. Até as máquinas precisam descansar para operar bem no outro dia, muito mais nós seres humanos. Logo tire o tempo de descanso como prioridade em uma dieta saudável, assim usando o organismo a seu favor.

                                           fonte: www.dicasdemulher.com.br

Há inúmeros outros fatores pelos quais pisamos na bola em tempos de dieta... Detalhes que fazem toda a diferença para o alcance desse objetivo. O maior segredo é a busca de uma reeducação não só alimentar, mas também de vida. Através da reeducação que coloquei em prática consegui manter a perda dos 7 kg até recentemente, antes de engravidar. Foram 9 anos mantendo um peso saudável. Quando colocamos essa vontade de emagrecer em nossa vida precisamos lembrar que o nosso corpo precisa ter ganhos com a dieta, e não prejuízos. Necessita ficar ainda melhor, com vigor, vitaminado, com aumento da resistência, e não enfraquecido, inflamado, desgastado e doente. Faça valer a pena o seu objetivo e que seja para a vida toda principalmente. Sem desesperos... Sem querer obter resultados "para ontem". Tudo que precisamos alcançar exige esforço, dedicação, paciência, cuidado; é um processo que vale a pena fazer com qualidade. Busque um Nutricionista e mantenha o acompanhamento. Não o abandone assim que alcançar a perda de peso também. O retorno Nutricional é importantíssimo para que ele avalie se sua perda de peso está caminhando de forma saudável ou só perdendo líquido e massa muscular. Há muito em jogo, lembre-se disso:) Abração e até o próximo post!

                                          fonte: corridadomedicodf.com.br

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

05 possíveis motivos pelos quais você não engordou ainda

                                                   fonte: www.musculacaoecia.com.br

Se você é magro, está em busca de ganhar peso para então conseguir também definição muscular, mas não consegue mexer o ponteiro da balança, mesmo sendo conhecido como "magro de ruim" e é um verdadeiro acumulador de tentativas frustradas para engordar, recomendo continuar a sua leitura neste post, pois compartilho com vocês tanto a experiência em atendimento de pacientes que se encontravam nessa mesma situação, como também a minha própria experiência recente durante os dois primeiros trimestres da gestação.

A magreza é definida considerando o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 17, o cálculo para obter o resultado do IMC é simples: divide-se o peso atual duas vezes pela altura. E a magreza em excesso compromete à saúde, trazendo riscos para anemia, baixos nutrientes circulantes no organismo, inchaço devido a perda de proteínas, quedas da pressão arterial e baixa imunidade. 

Digo muitas vezes que engordar um paciente é até mais complicado que emagrecer. Pois estou trabalhando ali com pacientes com magreza constitucional, metabolismo acelerado, problemas hormonais ocultos, como o Hipertireoidismo, diabéticos, ou com pacientes que não possuem mesmo apetite... Eu fui uma que como citei acima sofri para ganhar peso... Mas agora já estou na 24º semana gestacional e enfim acumulando meus 7 kg ao longo desse processo! A seguir destaco alguns pontos pelos quais você pode está se equivocando com hábitos errados adotados:

                                                    fonte: www.magraemergente.com

01- Não investigar primeiramente possíveis problemas de saúde: Se você já é um magro constitucional, ou seja, possui a tendência em ser magro, porém é saudável não há do que se preocupar, sendo necessário a manutenção de exames de rotina, como hemograma completo (de 6 em 6 meses), porém se ultimamente você tem perdido peso, sem alteração da dieta e rotina de vida, é necessária a investigação médica para descobrir possíveis relações com distúrbios hormonais, Diabete ou até mesmo infecções.

02- Você opta por alimentos com calorias vazias para engordar: Não é porque você quer engordar que usará como pretexto a ingestão de alimentos prejudiciais ao organismo. Tais alimentos por serem ricos em kcal darão mais a você gordura localizada, do que nutrientes funcionais que facilitarão também na melhora de sua saúde como um todo. 

03-Sedentarismo: Não é porque não consegue engordar que também não praticará exercícios com medo de perder ainda mais calorias. O exercício ajuda pelo contrário. Fará com que você desenvolva massa muscular, que pesa o dobro que gordura corpórea. Por isso se vê muitos atletas com IMC elevado, porém com índice baixíssimo de gordura no corpo. Pratique musculação pelo menos 3x/semana que seu objetivo será mais facilmente alcançado.

                                                  fonte: performancenutri.com

04- Come apenas três refeições/dia: Comer pouco em grande quantidade não ajudará satisfatoriamente no ganho de peso. A dieta para quem tem o objetivo de ganhar kg precisa ser fracionada várias vezes no dia, com pelo menos dois lanches pela parte da tarde, assim disponibilizando ao corpo com mais frequência do dia calorias, incentivo no processo de metabolização e logo necessidade orgânica de mais oferta de nutrientes;

05- Pouca ingestão de carboidratos: A proteína e o lipídeo são necessários sim na dieta, mas os alimentos ricos em carboidratos fornecem uma quantidade energética elevada, logo aproveite para consumir aquilo que a maioria evita para não engordar: mel, geleia, pães, doces, sorvetes de frutas, mingaus, massas, vitaminas, açaí, batata, mandioca, leguminosas(p.ex feijão) nas duas grandes refeições, molhos cremosos, azeite de oliva nas refeições, comidas regionais, etc. 

Espero que tenha se identificado com alguns desses 05 pontos e que seja de grande ajuda a você! Indico, como de praxe, à procura por um Nutricionista. Ele ajudará na investigação nutricional e na melhor dieta para alcance do seu objetivo, verificando seu dia a dia, a necessidade calórica para ganho de peso, a formulação de uma dieta individualizada e até mesmo na necessidade de prescrição de suplemento alimentar. Abraço forte e até o próximo post, onde falarei sobre erros possíveis pelos quais não consegue perder peso. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"Vida Saudável e Diabetes"- Dia Mundial da Diabetes


fonte:comersemculpa.blog.uol.com.br

Sexta-feira passada, dia 14/11 foi comemorado o dia mundial da Diabetes, esta campanha surgiu em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) juntamente com a OMS (Organização Mundial da Saúde) devido o aumento dos diagnósticos dessa doença em todo o mundo. Segundo a IDF, atualmente há 13,4 milhões de diabéticos no Brasil (tipo 1 e 2). O país ocupa o 4º lugar no mundo em número de casos, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente. Para este ano a IDF escolheu como tema da campanha "Vida Saudável e Diabetes". Para saber mais sobre esse dia recomendo a página oficial ( http://www.diamundialdodiabetes.org.br/ ). Lá vocês encontrarão mais detalhadamente do dia do "Círculo Azul".

A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica com elevação da glicemia (açúcar no sangue), devido um distúrbio na secreção ou na ação da insulina e pode ser classificada em tipo 1 e 2. O tipo 1 pode ser causado pela genética, e se manifestar em qualquer idade, de forma abrupta. A sua incidência é bem comum em pessoas com menos de 35 anos. Os sinais e sintomas geralmente são: Rápida perda de peso, sede excessiva, muita fome e cansaço, poliúria (excesso de urina), visão embaçada, má cicatrização, vômitos e dores gástricas. Já no tipo 2 é o mais comum na população, tem a ver com sobre-peso e obesidade, logo diretamente relacionado com os hábitos alimentares. Há uma maior pré-disposição para adultos acima de 40 anos, porém nos últimos tempos tem se observado a crescente incidência em crianças com DM. Os seus sintomas são semelhantes ao tipo 1, porém de forma menos intensa, de maneira que pode passar imperceptível na fase inicial e não se torna necessária a utilização da insulina imediatamente como a DM 1. 

                                                         fonte: biobionutricao.blogspot.com

A prevenção para a DM depende muito de você. Deixo algumas dicas práticas nutricionais:
-Para evitar que a criança adquira a DM não ofertar açúcar refinado até um ano de idade completo e ao completar manter uma alimentação que não seja rica em doces, frituras e hábitos sedentários;
- Manter o peso adequado e constante;
-Praticar atividade física regularmente;
-Evitar o consumo em grande quantidade e de uma vez de alimentos açucarados ou com alto índice glicêmico (massas, macarronada, tucupi, açaí, pão, etc)
- Fazer exames de sangue de rotina, para ter o controle dos índices glicêmicos, como também de colesterol e triglicerídeos;

E o tratamento alimentar muitas vezes se torna rigoroso para o paciente Diabético, mas citarei pontos que podem otimizar a dieta e torná-la menos sacrificial ao indivíduo.
-Deve evitar o jejum prolongado, logo comer de três em três horas em quantidade moderada de alimentos é essencial para que a Diabetes sempre fique bem controlada;
- A fruta não faz mal assim como muitos falam, mas sim sua quantidade e grau de amadurecimento. Logo pode sim comer, por exemplo, a banana, mas 1 und somente e que ainda esteja meio verde. Pois quanto mais madura a fruta estiver, mais doce será, o que pode ocasionar a elevação da glicemia.
- É necessária a perda de peso, para que tenha um controle maior dos níveis de açúcar e gordura no sangue;
- Fazer atividade física diária, que acumule pelo menos 30 minutos ao dia, ajudará diretamente no controle do açúcar sanguíneo, da dislipidemia e da hipertensão, além de melhorar a circulação periférica;
- Diminuição do consumo de gordura nas refeições, principalmente a saturada e colesterol;
- Não pode se alimentar de mais de dois tipos de carboidratos numa mesma refeição, ou seja, ou será consumido arroz, ou farinha, ou macarrão, ou batata. Dá preferência para os integrais, pois a fibra ajuda a diminuir a quantidade de açúcar e gordura sanguíneo;
-Ingerir bastante água, de 1,5 L – 2,0 nos intervalos das refeições, para prevenir a sobrecarga das funções renais;
- Consumir Refrigerantes diets e sucos com adoçante para diabetes mais severa ou misturar o açúcar normal (mascavo de preferência) com adoçante para àqueles com a diabetes mais controlada (cuidado para os diabéticos hipertensivos, os refrigerantes chamados “Diets” vem aumentado no teor de sódio na formulação, logo consumir com moderação para que não aumente a pressão. E trocar os adoçantes para os aspartames ou stevia, que vem com sódio reduzido em sua fórmula).
-Adicionar farinha de linhaça/aveia/banana verde/maracujá/feijão branco/berinjela/chia ou konjac na alimentação: os farelos desses alimentos funcionais ajudam na absorção da glicose, pois são riquíssimas em fibras, ideal para o controle da Diabetes. Acrescentar 2 colheres de sopa ao longo do dia se mostra muito eficaz para o controle da doença. É importante também acrescentar nas refeições legumes e verduras, de preferência cruas para o aumento da ingestão de fibras naturais dos alimentos.

fonte:www.guia-se.com.br

Espero que tenham gostado desse post. Gostaria de explicar muito mais dessa doença, porém deixo aqui o meu incentivo à todos que possuem a Diabetes em procurar o quanto antes um Nutricionista, pois assim como a alimentação inadequada prejudica, e muito, no tratamento da doença, a alimentação regular, controlada e funcional melhora consideravelmente a glicemia, fazendo com que o paciente recupere de novo sua auto estima, prazer em viver e principalmente a sua qualidade de vida! Abração a todos! E deixem suas dúvidas e comentários :)


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Melhora do desempenho para os vestibulandos



                                        fonte: dicas.mytraining.pro

Stress, ansiedade, cansaço físico e mental, estafa, pressão, alimentação pobre em vitaminas e minerais, sedentarismo, baixa hidratação, horas de sono prejudicados e lanches para a hora da aula e prova.
Vocês vestibulandos devem ter se identificado com um ou mais pontos descritos acima, não é mesmo?! Com a prova do Enem de domingo todos os vestibulandos passaram a sentir que o tempo de preparação para as provas enfim está se esgotando e as provas estão chegando e com isso bate um certo alívio e ao mesmo tempo o desespero!

Para quem já passou por isso entende muito bem que se trata de um período de dedicação quase exclusiva aos estudos, sendo o lazer e atividade física deixados de lado, até mesmo o próprio colégio no último ano já não exige educação física em sua grade curricular para liberar mais horas aos estudos; geralmente com 16-17 anos o adolescente chega a uma fase de muita pressão, pois é a decisão de uma profissão para toda a vida, a chance para emancipação, liberdade, orgulho para os pais, e etc... Com esse stress físico e emocional a maioria se esquece de manter uma qualidade de vida, como por exemplo um descanso satisfatório de 8 horas para renovação das energias, atividades que aumentem a serotonina; hormônio do prazer, como passeios e caminhadas; redução da qualidade nutricional da alimentação, optando pelo mais prático e calórico e o próprio sedentarismo todo fazem levar o adolescente/jovem a baixar muito o seu rendimento que poderia ser utilizado a favor para um melhor desempenho nas provas.

Eu fui uma pré-vestibulanda exatamente como a descrição de cima. Abdiquei de tudo para me dedicar aos estudos. E minha alimentação inadequada e sedentarismo me fizeram ganhar quase 10 kg... até uma vergonha descrever isso como Nutricionista, (bom, pelo menos na época ainda não era, rsrs) mas meu lanche diário eram: 2 pastéis fritos, guaraná da Amazônia (um tipo de vitamina de amendoim, leite, xarope de guaraná, calda de fruta artificial, banana e abacate liquidificado) e pastel assado... Pensando que assim supriria com as reservas de calorias as muitas horas de aulões! Olha uma montagem que cheguei a publicar no meu instagram da minha época de vestibular e depois no retorno à forma, ufa!




Assim em meio a minha experiência e dificuldade pós-vestibular em voltar ao meu corpo e a minha saúde, além da falta de conhecimento do que era bom me alimentar para ter mais atenção e rendimento, deixo dicas nutricionais valiosas abaixo para vocês vestibulandos. Sei que com elas vocês poderão ter um resultado muito mais satisfatório e sem tantos sacrifícios depois que tudo isso passar! Boas provas e Saúde para todos!!  

Dica 01: Consumir alimentos que reduzem o stress do organismo e o cansaço: alimentos funcionais rico em vitamina C (frutas cítricas, legumes e verduras, como pimentão, rúcula, espinafre, etc) ajudam muito a desintoxicar o organismo, reequilibrando-o e deixando-o com menos riscos para baixa imunidade;

Dica 02: Devido muitas horas sentados estudando é necessário fazer uma alimentação leve, de fácil digestão, assim não diminuindo tanto as funções cerebrais, que provoca aquele sono básico... Logo um almoço e jantar adicionados de saladas e carnes preparadas com baixa quantidade de gordura serão o ideal; além de que a salada fará com que otimize a potência do seu metabolismo.

                                                    fonte: apubsaude.com.br
                                        
Dica 03: Levar fruta para o lanche dos "aulões" e prova: a fruta fará com que o metabolismo se mantenha acelerado, funcionante, sem sobrecargas ao estômago, graças ao baixo teor calórico e boa quantidade de vitaminas e minerais que trazem efeitos benéficos para a memória e aprendizado.

Dica 04: Dê importância às horas de descanso: principalmente na véspera de prova deve-se buscar dormir às 8 horas para que o organismo tenha uma boa recuperação energética, assim fazendo com que a sua atenção, memória, combate ao stress e raciocínio estejam bem melhores.

Dica 05: Alimentos pesados em gordura e caloria devem ser evitados, principalmente em vésperas de prova: eles são inimigos para o cérebro, pois dificultam a liberação de energia, além de que podem trazer sobrecargas ao estômago e intestino...já pensou passar mal no dia da prova por indigestão?!

Dica 06: Consumir ômega-3 através de peixes, óleos de peixes e oleaginosas (nozes, castanhas, etc): este ácido graxo age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. Ele também produz a vasodilatação e por isso ocorre o aumento do aporte de oxigênio e nutrientes. 

                                         fonte: suasaudepositiva.com

Dica 07: Consumir ovo: o ovo possui em sua gema cerca de 130 mg de colina, essa substância é essencial na participação da formação de novos neurônios, Fora isso, é a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.

Dica 08: Tomar banho de sol em horários recomendados para absorção da vitamina D: a vitamina D ajuda na renovação de neurônios, logo um banho de sol de 15 minutos diariamente ajudará e muito para que seu desempenho cerebral aumente.

Dica 09: Hidrate-se: Beba bastante água, a média é de 2,0 lt/dia, quando estamos desidratados o volume sanguíneo reduz, logo a circulação de oxigênio, vitaminas, minerais é prejudicado. Vocês não querem provocar fraqueza, tontura, cansaço, fadiga no dia da prova, porque esqueceu de levar sua garrafa de água, não é mesmo?! 

Espero que tenham gostado das dicas gerais!!! Qualquer dúvida e comentário pode deixar abaixo! Um forte abraço!





quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A dieta Paleolítica ou das cavernas; a dieta dos famosos!

                                               fonte: kilorias. band.uol.com.br

Pessoal, vocês devem já ter ouvido falar sobre esta dieta ou lido em sites e revistas os depoimentos de famosos que aderiram e estão emagrecendo com ela, não é verdade?! Então resolvi pesquisar sobre em revistas, sites e em artigo científico também para trazer um resumo bem legal a todos vocês aqui. Vou falar um pouco dela para vocês entenderem como surgiu, o motivo de ter sido criada, como ela funciona e no final darei a minha pessoal opinião como profissional.  Então vamos lá e uma boa leitura!

Apesar de ter ganhado destaque em 2013 através de famosos que adotaram esta dieta, ela foi citada pela primeira vez pelo gastroenterologista Walter Voegtlin, em seu livro “The Stone Age Diet” no ano de 1975, que relatava termos a genética parecida com a dos nossos ancestrais, assim nos adaptando à dieta deles, que viveram há 10.000 anos atrás. Essa condição veio à tona com os problemas crônicos de saúde que foram predominando através dos alimentos industrializados.

Através de pesquisas científicas em ossos primitivos supôs-se que com o hábito alimentar e de vida da idade da pedra os homens não sofriam de Diabetes, hipertensão, tuberculose, obesidade, carências de vitaminas, cáries com frequência e doenças ósseas. Por conta disso passou-se a estudar mais sobre a alimentação dessa era e o quanto poderia trazer de benefícios aos dias atuais.

Os famosos realizam a dieta baseando-se no consumo de 3 grupos alimentares: Proteína em grande quantidade- carnes magras (resultando em um consumo entre 55%-65% de seu valor calórico total/dia- bem elevado!), hortaliça e fruta (restante das calorias do dia, distribuídos também no consumo de tubérculos, folhas, raízes, nozes e sementes). Assim essa dieta é bem rica em fibras (46g), vitaminas, minerais e fitoquímicos, sendo ainda elevada em potássio e pobre em sódio, já que na era Paleolítica não existiam sal e produtos industrializados, assim como também cereais, açúcares refinados e lacticínios, logo os cereais são substituídos totalmente por tubérculos e raízes, por isso o grande consumo da batata doce, beterraba, inhame, e etc. A bebida predominante é a água, e em abundância, cortando-se leites, refrigerantes, sucos prontos e etc. E não é consumido arroz, macarrão e massas, derivados do leite, como manteiga e queijos, e alimentos fritos ou preparados em alta temperatura.

Um estudo realizado em 2008, de Osterdahl et al., aplicou-se a dieta “Paleo” em voluntários saudáveis por três semanas. E foi possível notar a redução do peso corporal, circunferência da cintura e pressão arterial sistólica. Também se equilibrou a relação sódio/ potássio dos indivíduos, mas percebeu-se carência no consumo de cálcio, sendo prejudicial à saúde. Assim os estudiosos concluíram que essa dieta pode ser de grande benefício para a prevenção de doenças cardiovasculares, no entanto sugeriram mais pesquisas para reafirmar os efeitos positivos encontrado neste estudo.

               fonte: kilorias. band.uol.com.br

Bom, e qual é a minha opinião dessa dieta?
Sou a favor da adesão de hábitos alimentares e de vida saudáveis que se adaptam a realidade do indivíduo. Não se pode perder o equilíbrio em uma dieta e passar a ter restrições muito rigorosas na alimentação, como também abusar no consumo de certos grupos alimentares, como a proteína. Sabe-se que a proteína consumida em grande quantidade pode elevar a perda do cálcio pela urina, acidificar o sangue, e até sobrecarregar os rins e fígado, sendo um risco para a saúde. Além de que não sou a favor da substituição total de cereais, leites e derivados de uma dieta, a não ser que o indivíduo apresente intolerâncias ou alergias. Tirar o consumo de sal e açúcar de um paciente não seria também adequado se esse não sofresse de uma doença crônica que exigisse essa ação. Logo para mim uma dieta alimentar para emagrecer é aquela que seja favorável para a Reeducação alimentar e adequado à individualidade do paciente, observado através de uma anamnese alimentar, exames laboratoriais, avaliação antropométrica e nutricional.

Cito abaixo algumas dicas gerais para ter uma dieta sem carências nutricionais, logo sem danos à saúde, trazendo com isso uma reeducação alimentar (para a vida toda):
- Comer alimentos integrais, naturais e frescos, reduzindo o consumo de alimentos processados e industrializados;
- Consumir uma dieta rica em frutas, hortaliças, nozes e sementes;
-Aumentar o consumo de ômega -3 através de peixes, óleos de peixe e vegetais e evitar gordura trans e gordura saturada, substituíndo por monoinsaturada e poliinsaturada, como a incorporação de óleo de oliva e canola na dieta;
-Fazer uso de carnes vermelhas magras e brancas na dieta;
- Consumir produtos lácteos desnatados;
-Beber água em abundância;
- Reduzir o consumo elevado de álcool;
- Reduzir e até eliminar o uso de cigarro;
-Manter o peso saudável para prevenção de doenças crônicas;
-Praticar exercícios físicos regularmente, alternando aeróbico com treinamento de força.

Lembre-se, antes de iniciar uma dieta busque o acompanhamento de um Nutricionista, esse profissional terá um papel fundamental para lhe conduzir de forma saudável ao seu objetivo. Um forte abraço e até a próxima!

Fontes de pesquisa:
SABRY, M. O. D.; SÁ, M. L. B.; SAMPAIO, H. A. C. A dieta do paleolítico na prevenção de doenças crônicas. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 35, n. 1, p. 111-127, abr. 2010-

Guia alimentar para a população Brasileira, 2006.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sal 0% sódio como opção do controle da pressão arterial, inchaço e retenção líquida


Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde) o consumo de sódio se restringe em até 2 gramas ao dia; o equivalente a uma tampa de caneta bic cheia. E sabemos que consumimos bem mais que o dobro em nosso dia a dia. Por conta disso sofremos muito de retenção líquida, inchaço e risco para desenvolver a Hipertensão como doença crônica. Cerca de 20% da população brasileira são hipertensos (mais de 44 milhões) e nos casos mais graves da doença ocorrem às mortes fulminantes, por infarto do miocárdio.

Quem possui pressão alta ou está combatendo o inchaço e a retenção de líquidos sabe das dificuldades de evitar alimentos com sal e sódio. Mas a partir deste mês de novembro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) registrou e aprovou a comercialização de sal 0% sódio, o Biosalgante, uma maravilhosa opção em salgar os alimentos sem provocar com isso o aumento da pressão. Por enquanto sua venda está somente na internet desde Setembro deste ano.



Esse alimento funcional recebe a substituição total do sódio pelo Cloreto de Potássio. Além dele existe no mercado muitos outros produtos considerados substitutos do sal, mas com sódio reduzido em até 25-50% comparado ao sal comum e contém o gosto semelhante ao mesmo. A maioria desses produtos são uma mistura de sódio com cloreto de potássio e outros componentes químicos com o sabor parecido com sal. Se você possui pressão alta a recomendação é somente 1-1,5 g por dia de sódio, sendo assim é melhor você escolher um substituto do sal que seja livre do mesmo.



Infelizmente o cloreto de potássio possui um gosto amargo, onde geralmente um aminoácido é adicionado para diminuir esse gosto, porém algumas pessoas mais sensíveis no paladar conseguem ainda sentir. O uso então poderá exigir para alguns aquela adaptação semelhante aos adoçantes. O bom desse sal é que ele é uma fonte de potássio que em média geralmente é baixa na alimentação de brasileiros.
O potássio é naturalmente encontrado em frutas e vegetais e seu consumo adequado ajuda a regular a pressão arterial. Mas ressalto que pessoas com problemas renais devem tomar precaução no consumo de potássio, bem como cálcio e fósforo, pois tais minerais sobrecarregam ainda mais esse órgão. Para estes pacientes recomendo a utilização de ervas que são livres de sódio e baixa quantidade de potássio (por exemplo: orégano, alecrim, manjericão, noz moscada, etc.)

Os alimentos mais ricos em sódio são os industrializados, em conservas, fast foods, temperos e sucos prontos e alimentos instantâneos, logo para otimizar sua dieta baixa em sódio recomendo a substituição desses alimentos por mais naturais e caseiros possível e a troca do sal comum por light ou livre de sódio de sua residência. 

Espero que tenham gostado do post! Coloque seus comentários ou dúvidas que terei prazer em responder! Um grande abraço!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Batata Konjac para emagrecimento



Vocês já ouviram falar desta batata??? Esse tubérculo é consumido em minha família há anos, porém de um tempo para cá tem sido também adotado na alimentação dos brasileiros como opção de emagrecimento. Logo resolvi falar para vocês os benefícios e cuidados que se deve ter no seu consumo. 

De origem asiática e consumido largamente no Japão, é conhecida como a batata do emagrecimento, por possuir 4-5 kcal em 50 g já cozidas! Em sua composição possui fibras solúveis em água chamada Glucomanan, que não são digeridas no nosso organismo, logo elas se expandem no estômago formando um gel, dando a sensação de saciedade.






Essa batata é recomendada também para pacientes diabéticos, pois ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue. No Brasil são Comercializadas com o nome de Konyaku ou konhaku. É vendida em forma de macarrão, “tijolo” e em pó em lojas de venda de alimentos orgânicos e naturais, como também em departamentos especializados na comida oriental. 
       

Por não possuir sabor elas aderem ao tempero que for utilizado e é uma ótima opção para substituir o arroz ou macarrão na dieta. Porém o consumo não deve ser em exagero, pois não possui quantidades significativas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas ou minerais, razão pela qual esse alimento deve ser apenas parte de uma dieta para perder peso. O consumo a longo prazo pode desencadear carências nutricionais e provocar deficiências de vitaminas e minerais. Substitua, no máximo, uma de suas refeições pelo Konjac.






Como preparar o macarrão de konjac? 
Ele vem envolto em líquido dentro de sua embalagem, então para o preparo é preciso antes escorrer o líquido e colocar para cozinhar no máximo 5 minutinhos com um pouco de sal; a textura é gelatinosa, logo se preferir cozinhe mais um pouco. Depois de cozido é só usar a criatividade e assim podendo até aumentar o valor nutricional do preparo: refogar com legumes, molhos, com ervas, e etc. 

Quem experimentar o “miojo emagrecedor” me conte depois como foi a aceitação! Um forte abraço e até a próxima!




Novembro Azul - Alimentação e Câncer de Próstata




Quero aproveitar que estamos em plena campanha de conscientização para o Câncer de Próstata e falar um pouco mais sobre a alimentação adequada para a prevenção e Tratamento.

Esta campanha aborda um assunto que ainda é tabu para muitos homens; o câncer de próstata. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao Urologista e preocupados com a saúde o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha um Toque, um drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. E em novembro de 2012, nós fomos pioneiros na criação do Novembro Azul. O público alvo são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que façam parte como parceiros e familiares.

O que é o câncer de próstata?
É a multiplicação desordenada das células da próstata e quando desenvolve o câncer a glândula endurece. Na fase inicial o câncer não possui sintomas, em 95% dos casos aparecem em fase avançada, logo ações preventivas frequentes evitam que o câncer chegue ao seu estado avançado. Um desses exames é o de toque retal, caso seja verificado alguma alteração o médico solicitará o PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrasom transretal e a biópsia da glândula.

Alimentação na influência, prevenção e tratamento do Câncer de Próstata
A Dieta preventiva e que também servirá para o tratamento do câncer deverá ser rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais (pelo menos 5 porções diárias na proporção de uma palma da mão) e pobres em gordura, principalmente as de origem animal. Tais alimentos não só ajudarão a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis, como Hipertensão, Diabetes e doenças cardiovasculares.

Também tem sido apontada que o alto consumo de calorias e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite estão diretamente relacionados com o risco de câncer da próstata. Porém, o consumo de frutas, vegetais ricas em carotenóides (com cor vermelho-alaranjado, como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) têm sido associados a um efeito protetor.

Além desses, alguns componentes naturais dos alimentos, como as vitaminas (A, D e E) e minerais (selênio), também desempenham um papel de proteção. Já outras substâncias geradas durante o preparo de alguns alimentos, como as aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (encontradas em carnes e peixes assados, churrasco, na fumaça do cigarro, do escapamento dos automóveis e na cerveja), têm sido consideradas como componentes da dieta que podem aumentar o risco de câncer da próstata. 

Hábitos de vida 
Outro fator cuja associação com câncer da próstata foi detectada em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina” insulin-like growth factor. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. Logo é essencial a prática de atividade física regular (pelo menos 3x na semana) e não somente para a prevenção, mas também no tratamento os pacientes com câncer, pois mostram redução das mortes precoces dos mesmos.

Vamos nos inspirar nessa campanha para melhorar de dentro para fora, trazendo como prática hábitos de vida saudável, não colocando na frente somente nossos prazeres alimentares, mas priorizando a saúde a curto, médio e principalmente à longo prazo. Beijos e até a próxima!

Primeira Postagem do Blog

Com muita alegria hoje inauguro o meu blog nutricional, onde darei muitas dicas alimentares para que o dia a dia se torne ainda mais leve, saudável e descomplicado.

             Ao longo de 6 anos de formada e atuando especialmente em atendimento clínico ambulatorial sinto o feed back dos meus pacientes solicitando sempre a praticidade da dieta, pois a cada dia a vida está mais corrida, trazendo com isso também o hábito de comer muito fora, assim “quebrando” sempre uma dieta mais rigorosa. Logo, através desse blog postarei muito sobre alimentos funcionais, que incluíndo nas refeições trarão grandes ganhos para o organismo, e a introdução de rotinas que facilitarão em uma vida mais saudável.


              Conto com comentários, dicas de assuntos para serem trabalhados, sabendo que isso é um projeto feito com muito amor à todos vocês. Não sei quais são os objetivos de todos, mas o meu através desta profissão linda tem sido nutrir vidas e alimentar sonhos. Com carinho, Silvia H. Tsutsumi do Carmo.