quinta-feira, 20 de novembro de 2014

05 possíveis motivos pelos quais você não engordou ainda

                                                   fonte: www.musculacaoecia.com.br

Se você é magro, está em busca de ganhar peso para então conseguir também definição muscular, mas não consegue mexer o ponteiro da balança, mesmo sendo conhecido como "magro de ruim" e é um verdadeiro acumulador de tentativas frustradas para engordar, recomendo continuar a sua leitura neste post, pois compartilho com vocês tanto a experiência em atendimento de pacientes que se encontravam nessa mesma situação, como também a minha própria experiência recente durante os dois primeiros trimestres da gestação.

A magreza é definida considerando o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 17, o cálculo para obter o resultado do IMC é simples: divide-se o peso atual duas vezes pela altura. E a magreza em excesso compromete à saúde, trazendo riscos para anemia, baixos nutrientes circulantes no organismo, inchaço devido a perda de proteínas, quedas da pressão arterial e baixa imunidade. 

Digo muitas vezes que engordar um paciente é até mais complicado que emagrecer. Pois estou trabalhando ali com pacientes com magreza constitucional, metabolismo acelerado, problemas hormonais ocultos, como o Hipertireoidismo, diabéticos, ou com pacientes que não possuem mesmo apetite... Eu fui uma que como citei acima sofri para ganhar peso... Mas agora já estou na 24º semana gestacional e enfim acumulando meus 7 kg ao longo desse processo! A seguir destaco alguns pontos pelos quais você pode está se equivocando com hábitos errados adotados:

                                                    fonte: www.magraemergente.com

01- Não investigar primeiramente possíveis problemas de saúde: Se você já é um magro constitucional, ou seja, possui a tendência em ser magro, porém é saudável não há do que se preocupar, sendo necessário a manutenção de exames de rotina, como hemograma completo (de 6 em 6 meses), porém se ultimamente você tem perdido peso, sem alteração da dieta e rotina de vida, é necessária a investigação médica para descobrir possíveis relações com distúrbios hormonais, Diabete ou até mesmo infecções.

02- Você opta por alimentos com calorias vazias para engordar: Não é porque você quer engordar que usará como pretexto a ingestão de alimentos prejudiciais ao organismo. Tais alimentos por serem ricos em kcal darão mais a você gordura localizada, do que nutrientes funcionais que facilitarão também na melhora de sua saúde como um todo. 

03-Sedentarismo: Não é porque não consegue engordar que também não praticará exercícios com medo de perder ainda mais calorias. O exercício ajuda pelo contrário. Fará com que você desenvolva massa muscular, que pesa o dobro que gordura corpórea. Por isso se vê muitos atletas com IMC elevado, porém com índice baixíssimo de gordura no corpo. Pratique musculação pelo menos 3x/semana que seu objetivo será mais facilmente alcançado.

                                                  fonte: performancenutri.com

04- Come apenas três refeições/dia: Comer pouco em grande quantidade não ajudará satisfatoriamente no ganho de peso. A dieta para quem tem o objetivo de ganhar kg precisa ser fracionada várias vezes no dia, com pelo menos dois lanches pela parte da tarde, assim disponibilizando ao corpo com mais frequência do dia calorias, incentivo no processo de metabolização e logo necessidade orgânica de mais oferta de nutrientes;

05- Pouca ingestão de carboidratos: A proteína e o lipídeo são necessários sim na dieta, mas os alimentos ricos em carboidratos fornecem uma quantidade energética elevada, logo aproveite para consumir aquilo que a maioria evita para não engordar: mel, geleia, pães, doces, sorvetes de frutas, mingaus, massas, vitaminas, açaí, batata, mandioca, leguminosas(p.ex feijão) nas duas grandes refeições, molhos cremosos, azeite de oliva nas refeições, comidas regionais, etc. 

Espero que tenha se identificado com alguns desses 05 pontos e que seja de grande ajuda a você! Indico, como de praxe, à procura por um Nutricionista. Ele ajudará na investigação nutricional e na melhor dieta para alcance do seu objetivo, verificando seu dia a dia, a necessidade calórica para ganho de peso, a formulação de uma dieta individualizada e até mesmo na necessidade de prescrição de suplemento alimentar. Abraço forte e até o próximo post, onde falarei sobre erros possíveis pelos quais não consegue perder peso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário