quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Melhora do desempenho para os vestibulandos



                                        fonte: dicas.mytraining.pro

Stress, ansiedade, cansaço físico e mental, estafa, pressão, alimentação pobre em vitaminas e minerais, sedentarismo, baixa hidratação, horas de sono prejudicados e lanches para a hora da aula e prova.
Vocês vestibulandos devem ter se identificado com um ou mais pontos descritos acima, não é mesmo?! Com a prova do Enem de domingo todos os vestibulandos passaram a sentir que o tempo de preparação para as provas enfim está se esgotando e as provas estão chegando e com isso bate um certo alívio e ao mesmo tempo o desespero!

Para quem já passou por isso entende muito bem que se trata de um período de dedicação quase exclusiva aos estudos, sendo o lazer e atividade física deixados de lado, até mesmo o próprio colégio no último ano já não exige educação física em sua grade curricular para liberar mais horas aos estudos; geralmente com 16-17 anos o adolescente chega a uma fase de muita pressão, pois é a decisão de uma profissão para toda a vida, a chance para emancipação, liberdade, orgulho para os pais, e etc... Com esse stress físico e emocional a maioria se esquece de manter uma qualidade de vida, como por exemplo um descanso satisfatório de 8 horas para renovação das energias, atividades que aumentem a serotonina; hormônio do prazer, como passeios e caminhadas; redução da qualidade nutricional da alimentação, optando pelo mais prático e calórico e o próprio sedentarismo todo fazem levar o adolescente/jovem a baixar muito o seu rendimento que poderia ser utilizado a favor para um melhor desempenho nas provas.

Eu fui uma pré-vestibulanda exatamente como a descrição de cima. Abdiquei de tudo para me dedicar aos estudos. E minha alimentação inadequada e sedentarismo me fizeram ganhar quase 10 kg... até uma vergonha descrever isso como Nutricionista, (bom, pelo menos na época ainda não era, rsrs) mas meu lanche diário eram: 2 pastéis fritos, guaraná da Amazônia (um tipo de vitamina de amendoim, leite, xarope de guaraná, calda de fruta artificial, banana e abacate liquidificado) e pastel assado... Pensando que assim supriria com as reservas de calorias as muitas horas de aulões! Olha uma montagem que cheguei a publicar no meu instagram da minha época de vestibular e depois no retorno à forma, ufa!




Assim em meio a minha experiência e dificuldade pós-vestibular em voltar ao meu corpo e a minha saúde, além da falta de conhecimento do que era bom me alimentar para ter mais atenção e rendimento, deixo dicas nutricionais valiosas abaixo para vocês vestibulandos. Sei que com elas vocês poderão ter um resultado muito mais satisfatório e sem tantos sacrifícios depois que tudo isso passar! Boas provas e Saúde para todos!!  

Dica 01: Consumir alimentos que reduzem o stress do organismo e o cansaço: alimentos funcionais rico em vitamina C (frutas cítricas, legumes e verduras, como pimentão, rúcula, espinafre, etc) ajudam muito a desintoxicar o organismo, reequilibrando-o e deixando-o com menos riscos para baixa imunidade;

Dica 02: Devido muitas horas sentados estudando é necessário fazer uma alimentação leve, de fácil digestão, assim não diminuindo tanto as funções cerebrais, que provoca aquele sono básico... Logo um almoço e jantar adicionados de saladas e carnes preparadas com baixa quantidade de gordura serão o ideal; além de que a salada fará com que otimize a potência do seu metabolismo.

                                                    fonte: apubsaude.com.br
                                        
Dica 03: Levar fruta para o lanche dos "aulões" e prova: a fruta fará com que o metabolismo se mantenha acelerado, funcionante, sem sobrecargas ao estômago, graças ao baixo teor calórico e boa quantidade de vitaminas e minerais que trazem efeitos benéficos para a memória e aprendizado.

Dica 04: Dê importância às horas de descanso: principalmente na véspera de prova deve-se buscar dormir às 8 horas para que o organismo tenha uma boa recuperação energética, assim fazendo com que a sua atenção, memória, combate ao stress e raciocínio estejam bem melhores.

Dica 05: Alimentos pesados em gordura e caloria devem ser evitados, principalmente em vésperas de prova: eles são inimigos para o cérebro, pois dificultam a liberação de energia, além de que podem trazer sobrecargas ao estômago e intestino...já pensou passar mal no dia da prova por indigestão?!

Dica 06: Consumir ômega-3 através de peixes, óleos de peixes e oleaginosas (nozes, castanhas, etc): este ácido graxo age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. Ele também produz a vasodilatação e por isso ocorre o aumento do aporte de oxigênio e nutrientes. 

                                         fonte: suasaudepositiva.com

Dica 07: Consumir ovo: o ovo possui em sua gema cerca de 130 mg de colina, essa substância é essencial na participação da formação de novos neurônios, Fora isso, é a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.

Dica 08: Tomar banho de sol em horários recomendados para absorção da vitamina D: a vitamina D ajuda na renovação de neurônios, logo um banho de sol de 15 minutos diariamente ajudará e muito para que seu desempenho cerebral aumente.

Dica 09: Hidrate-se: Beba bastante água, a média é de 2,0 lt/dia, quando estamos desidratados o volume sanguíneo reduz, logo a circulação de oxigênio, vitaminas, minerais é prejudicado. Vocês não querem provocar fraqueza, tontura, cansaço, fadiga no dia da prova, porque esqueceu de levar sua garrafa de água, não é mesmo?! 

Espero que tenham gostado das dicas gerais!!! Qualquer dúvida e comentário pode deixar abaixo! Um forte abraço!





Um comentário: