terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sal 0% sódio como opção do controle da pressão arterial, inchaço e retenção líquida


Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde) o consumo de sódio se restringe em até 2 gramas ao dia; o equivalente a uma tampa de caneta bic cheia. E sabemos que consumimos bem mais que o dobro em nosso dia a dia. Por conta disso sofremos muito de retenção líquida, inchaço e risco para desenvolver a Hipertensão como doença crônica. Cerca de 20% da população brasileira são hipertensos (mais de 44 milhões) e nos casos mais graves da doença ocorrem às mortes fulminantes, por infarto do miocárdio.

Quem possui pressão alta ou está combatendo o inchaço e a retenção de líquidos sabe das dificuldades de evitar alimentos com sal e sódio. Mas a partir deste mês de novembro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) registrou e aprovou a comercialização de sal 0% sódio, o Biosalgante, uma maravilhosa opção em salgar os alimentos sem provocar com isso o aumento da pressão. Por enquanto sua venda está somente na internet desde Setembro deste ano.



Esse alimento funcional recebe a substituição total do sódio pelo Cloreto de Potássio. Além dele existe no mercado muitos outros produtos considerados substitutos do sal, mas com sódio reduzido em até 25-50% comparado ao sal comum e contém o gosto semelhante ao mesmo. A maioria desses produtos são uma mistura de sódio com cloreto de potássio e outros componentes químicos com o sabor parecido com sal. Se você possui pressão alta a recomendação é somente 1-1,5 g por dia de sódio, sendo assim é melhor você escolher um substituto do sal que seja livre do mesmo.



Infelizmente o cloreto de potássio possui um gosto amargo, onde geralmente um aminoácido é adicionado para diminuir esse gosto, porém algumas pessoas mais sensíveis no paladar conseguem ainda sentir. O uso então poderá exigir para alguns aquela adaptação semelhante aos adoçantes. O bom desse sal é que ele é uma fonte de potássio que em média geralmente é baixa na alimentação de brasileiros.
O potássio é naturalmente encontrado em frutas e vegetais e seu consumo adequado ajuda a regular a pressão arterial. Mas ressalto que pessoas com problemas renais devem tomar precaução no consumo de potássio, bem como cálcio e fósforo, pois tais minerais sobrecarregam ainda mais esse órgão. Para estes pacientes recomendo a utilização de ervas que são livres de sódio e baixa quantidade de potássio (por exemplo: orégano, alecrim, manjericão, noz moscada, etc.)

Os alimentos mais ricos em sódio são os industrializados, em conservas, fast foods, temperos e sucos prontos e alimentos instantâneos, logo para otimizar sua dieta baixa em sódio recomendo a substituição desses alimentos por mais naturais e caseiros possível e a troca do sal comum por light ou livre de sódio de sua residência. 

Espero que tenham gostado do post! Coloque seus comentários ou dúvidas que terei prazer em responder! Um grande abraço!

4 comentários:

  1. Oi Haruka, muito interessante o post a respeito do sal na nossa alimentação, legal saber que teremos uma outra opção para salgarmos os nossos alimentos que é o Bio Salgante, mas assim ainda não ha previsão de vendas diretas em supermercados desse produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi calixto! obrigada por comentar no blog. Bom, tenho certeza que em breve os supermercados ou lojas especializadas em alimentos funcionais estarão trazendo essa novidade. Pela internet às vendas já estão bem aceleradas, ainda mais com o aval da ANVISA. Assim que eu souber maiores informações repasso para vocês :)

      Excluir
  2. Sabemos o quanto é difícil reduzir o sal numa alimentação. Paciente doente resiste, imagina quem "NÃO está doente"... Espero que o post sirva de alerta!!! É preocupante os casos de pessoas cada vez mais jovens e crianças diagnosticadas com hipertensão devido ao hábito alimentar incorreto. (FAST FOOD, SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS, entre outros). Bons hábitos começa desde a barriguinha da mamãe para crescer uma adulto saudável. Certo mamãe Haruka!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Yuri!!! A alimentação tanto ajuda quanto pode provocar grandes males à saúde! Obrigada por enriquecer ainda mais o post!!!! abração forte pra você!!!

      Excluir