segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"Vida Saudável e Diabetes"- Dia Mundial da Diabetes


fonte:comersemculpa.blog.uol.com.br

Sexta-feira passada, dia 14/11 foi comemorado o dia mundial da Diabetes, esta campanha surgiu em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) juntamente com a OMS (Organização Mundial da Saúde) devido o aumento dos diagnósticos dessa doença em todo o mundo. Segundo a IDF, atualmente há 13,4 milhões de diabéticos no Brasil (tipo 1 e 2). O país ocupa o 4º lugar no mundo em número de casos, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente. Para este ano a IDF escolheu como tema da campanha "Vida Saudável e Diabetes". Para saber mais sobre esse dia recomendo a página oficial ( http://www.diamundialdodiabetes.org.br/ ). Lá vocês encontrarão mais detalhadamente do dia do "Círculo Azul".

A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica com elevação da glicemia (açúcar no sangue), devido um distúrbio na secreção ou na ação da insulina e pode ser classificada em tipo 1 e 2. O tipo 1 pode ser causado pela genética, e se manifestar em qualquer idade, de forma abrupta. A sua incidência é bem comum em pessoas com menos de 35 anos. Os sinais e sintomas geralmente são: Rápida perda de peso, sede excessiva, muita fome e cansaço, poliúria (excesso de urina), visão embaçada, má cicatrização, vômitos e dores gástricas. Já no tipo 2 é o mais comum na população, tem a ver com sobre-peso e obesidade, logo diretamente relacionado com os hábitos alimentares. Há uma maior pré-disposição para adultos acima de 40 anos, porém nos últimos tempos tem se observado a crescente incidência em crianças com DM. Os seus sintomas são semelhantes ao tipo 1, porém de forma menos intensa, de maneira que pode passar imperceptível na fase inicial e não se torna necessária a utilização da insulina imediatamente como a DM 1. 

                                                         fonte: biobionutricao.blogspot.com

A prevenção para a DM depende muito de você. Deixo algumas dicas práticas nutricionais:
-Para evitar que a criança adquira a DM não ofertar açúcar refinado até um ano de idade completo e ao completar manter uma alimentação que não seja rica em doces, frituras e hábitos sedentários;
- Manter o peso adequado e constante;
-Praticar atividade física regularmente;
-Evitar o consumo em grande quantidade e de uma vez de alimentos açucarados ou com alto índice glicêmico (massas, macarronada, tucupi, açaí, pão, etc)
- Fazer exames de sangue de rotina, para ter o controle dos índices glicêmicos, como também de colesterol e triglicerídeos;

E o tratamento alimentar muitas vezes se torna rigoroso para o paciente Diabético, mas citarei pontos que podem otimizar a dieta e torná-la menos sacrificial ao indivíduo.
-Deve evitar o jejum prolongado, logo comer de três em três horas em quantidade moderada de alimentos é essencial para que a Diabetes sempre fique bem controlada;
- A fruta não faz mal assim como muitos falam, mas sim sua quantidade e grau de amadurecimento. Logo pode sim comer, por exemplo, a banana, mas 1 und somente e que ainda esteja meio verde. Pois quanto mais madura a fruta estiver, mais doce será, o que pode ocasionar a elevação da glicemia.
- É necessária a perda de peso, para que tenha um controle maior dos níveis de açúcar e gordura no sangue;
- Fazer atividade física diária, que acumule pelo menos 30 minutos ao dia, ajudará diretamente no controle do açúcar sanguíneo, da dislipidemia e da hipertensão, além de melhorar a circulação periférica;
- Diminuição do consumo de gordura nas refeições, principalmente a saturada e colesterol;
- Não pode se alimentar de mais de dois tipos de carboidratos numa mesma refeição, ou seja, ou será consumido arroz, ou farinha, ou macarrão, ou batata. Dá preferência para os integrais, pois a fibra ajuda a diminuir a quantidade de açúcar e gordura sanguíneo;
-Ingerir bastante água, de 1,5 L – 2,0 nos intervalos das refeições, para prevenir a sobrecarga das funções renais;
- Consumir Refrigerantes diets e sucos com adoçante para diabetes mais severa ou misturar o açúcar normal (mascavo de preferência) com adoçante para àqueles com a diabetes mais controlada (cuidado para os diabéticos hipertensivos, os refrigerantes chamados “Diets” vem aumentado no teor de sódio na formulação, logo consumir com moderação para que não aumente a pressão. E trocar os adoçantes para os aspartames ou stevia, que vem com sódio reduzido em sua fórmula).
-Adicionar farinha de linhaça/aveia/banana verde/maracujá/feijão branco/berinjela/chia ou konjac na alimentação: os farelos desses alimentos funcionais ajudam na absorção da glicose, pois são riquíssimas em fibras, ideal para o controle da Diabetes. Acrescentar 2 colheres de sopa ao longo do dia se mostra muito eficaz para o controle da doença. É importante também acrescentar nas refeições legumes e verduras, de preferência cruas para o aumento da ingestão de fibras naturais dos alimentos.

fonte:www.guia-se.com.br

Espero que tenham gostado desse post. Gostaria de explicar muito mais dessa doença, porém deixo aqui o meu incentivo à todos que possuem a Diabetes em procurar o quanto antes um Nutricionista, pois assim como a alimentação inadequada prejudica, e muito, no tratamento da doença, a alimentação regular, controlada e funcional melhora consideravelmente a glicemia, fazendo com que o paciente recupere de novo sua auto estima, prazer em viver e principalmente a sua qualidade de vida! Abração a todos! E deixem suas dúvidas e comentários :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário