quarta-feira, 15 de abril de 2015

TPM: Saiba como reduzir através da alimentação

                                          fonte: www.massagem.net


Oi amigos, hoje trago a vocês dicas nutricionais de como diminuir, e muito, os sintomas da chatinha TPM (tensão pré menstrual). Ela atinge a maioria das mulheres. Trata-se de uma alteração hormonal antes da menstruação, é bem característico nesse período a mulher se tornar mais frágil, irritada, sonolenta, cólica, com os seios entumecidos e doloridos, menos concentrada, instável emocionalmente e até mesmo depressiva. Mas assim como vem de repente, principalmente para os homens, que muitas vezes não conseguem acompanhar essa alteração de humor (assunto para outro tópico, rsr), ela some rapidamente assim que o ciclo menstrual se inicia.

Alguns alimentos são chaves para equilibrar esse turbilhão de hormônios:

- Triptofano: Esse aminoácido auxilia grandemente na produção de serotonina. Costumo receitar até um fitoterápico rico em triptofano para as pacientes mais ansiosas ou com TPM acentuada quando essa tem dificuldade de conseguir através da alimentação. Ele é encontrado no leite, banana, mangostão, abacaxi e nozes.

- Cálcio: Sempre lembro da minha mãe comentando para uma pessoa irritada que ela está precisando de cálcio para se acalmar. E é verdade. Esse mineral é capaz de aliviar os sintomas de desconforto e dores, diminuir a cólica (contração muscular), o inchaço (retenção hídrica), os desejos por doces, e a variação do humor. É encontrado no leite e derivados, leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico e lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas), grãos, sementes, salmão, sardinha, e vegetais verde escuro (couve, brócolis, espinafre).

- Vitamina B6: Melhora dos sintomas da TPM, principalmente da depressão, pois está relacionada na estimulação da produção de Serotonina, hormônio do prazer. Fontes encontradas: Banana, frango, peixes, grãos, germe do trigo, arroz integral e oleaginosas.

- Magnésio: Relacionado na melhora da cólica, enxaqueca, e redução na compulsão por doces. Encontra-se nas sementes de abóbora, oleaginosas, grãos, feijão, abacate, cacau, e folhas verde escuro.

-Vitamina C: É revigorante, combatendo assim o cansaço, e fadiga. Fontes alimentares encontradas: Frutas cítricas, tomate, goiaba e melão.

- Vitamina E: Auxilia no combate a irritabilidade, e ansiedade. É encontrada nas sementes, oleaginosas, milho, abacate, óleo de girassol e azeite de oliva, e gema do ovo.

- Ômega- 3: Antioxidante, assim como a vitamina c, ajuda no combate às dores, além de equilibrar a alteração do humor e depressão. É encontrado nos peixes do fundo do mar como Arenque, sardinha, salmão, semente de linhaça, óleos de peixe e algas.

Com essas dicas acima foi possível notar os grãos se repetem bastante, assim como as  oleaginosas e sementes certo? Assim, acrescentando duas unidades de castanha do Pará por dia, por exemplo, além de favorecer o combate à TPM, ajudará também a suprir melhor as necessidades de energia que se precisa ao longo do dia. Comer mais frutas, verduras e legumes, e reduzir alimentos industrializados, rico em açúcar refinado, será um grande aliado também para redução dos sintomas pré menstruais. 

Diminuir a quantidade de sal ou alimentos rico em sódio (refrigerante, sucos industrializados, etc) favorecerá ao não acúmulo extra de líquidos no organismo nesse período;

Evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína (refrigerante a base de cola, chás escuros, e café), visto que são estimulantes naturais, assim diminuirá o risco de causar ainda mais irritabilidade e alteração do humor.

Reduzir o consumo de bebida alcoólica, pois eles também desencadeiam dor de cabeça e fadiga, além de favorecer na perda de nutrientes na perda excessiva de urina.

E beber bastante água para a melhora da hidratação, circulação e eliminação das toxinas.

                                        fonte: www.saudeatletica.com.br

Espero que tenham gostado!! Qualquer dúvida estou aqui para tirar! Um forte abraço!! e até o próximo post!

terça-feira, 24 de março de 2015

Celulite X Nutrição


                                           fonte: haylindoso.webnode.com.br 

Hoje posto sobre o bem da Nutrição contra a tão chatinha celulite (Lipodistrofia Ginóide). A celulite atinge 95% das mulheres e é uma questão que afeta principalmente o nosso lado estético, mas na verdade ela também é uma indicadora de retenção líquida em nosso corpo e acúmulo extra de células adiposas; ou seja, gorduras localizadas...Por isso ela aparece muito mais nas áreas que acumulamos gorduras normalmente (coxa, nádegas, culote, quadril e abdômen). Logo prevenir a Celulite e tratá-la é também uma questão de saúde. A celulite traz riscos para sobrecarga renal, sobrepeso, má circulação sanguínea, e em grau mais elevado causa nódulos e inflamação na região. Para evitar e tratar veja abaixo as dicas nutricionais que separei para vocês:

                  fonte: www.corporalshape.com.br

1- Perda de peso: É o primeiro passo em minha lista para diminuir consideravelmente a quantidade de celulite. Como a formação da celulite está relacionada diretamente com as células de gordura (adipócitos), quanto mais houverem tais células, mais haverão celulites. Os adipócitos tem a função principal de nos fornecer energia extra em casos de privação alimentar. Logo se evitarmos comer em um valor Calórico que extrapole a necessidade do dia, evitaremos a formação da celulite, pois não formaremos tantas gorduras a mais em nosso organismo. 

2- Atividade física: Deixar o sedentarismo de lado e se tornar regular em alguma atividade física melhorará, e muito, a circulação sanguínea, diminuirá também a retenção de líquidos, pois suaremos e eliminaremos assim toxinas retidas no corpo; incentivaremos o bom funcionamento de todos os órgãos, inclusive o sistema digestivo e renal, dessa forma evitando que o intestino preguiçoso acumule toxinas e o mal funcionamento dos rins acumule líquidos. A atividade física é a grande aliada no combate desse mal.

                                           fonte: quixeramobimagora.blogspot.com

3- Evitar frituras e sal: Alimentos ricos em gorduras contribuem para a formação da celulite por fornecer calorias extras e radicais livres, além de propiciar na retenção de líquidos. Já o sal é o grande vilão para a retenção de líquidos por possuir elevada quantidade de sódio em sua composição. Quanto mais retermos líquido no nosso corpo, mais acentuará a Celulite, desacelerará nosso metabolismo e nos deixará mais expostos ao aumento de peso. Uma coisa está ligada a outra...

4- Evitar refrigerantes, enlatados, embutidos, molhos industrializados, doces e açúcar refinado: Segue a mesma lógica do terceiro ponto. Todos esses produtos alimentícios nos fornecem sódio em excesso. O que precisamos por dia é apenas de 2,3 g/dia (para adultos saudáveis) e todos os produtos industrializados ultrapassam esse padrão infelizmente. Já os doces e açúcar refinado provocam a inflamação no organismo, retenção de líquidos, além de contribuir para as calorias extras que se transformam em gordura.

                                           fonte: www.ntco.com.br

5- Beba bastante água: Beber a quantidade ideal necessária ao dia (em torno de 2,0 -2,5 litros) ajuda nas funções renais e intestinais, dessa forma ocorrerá a eliminação natural de toxinas do nosso organismo e a retenção líquida.

6- Acrescentar alimentos diuréticos na dieta: Abacaxi, água de coco, aipo, couve, gengibre, beterraba, repolho, berinjela, salsa, tomate, pepino, melancia, cenoura, alho, alcachofra, etc. Todos eles têm ação de incentivar o aparelho urinário no bom funcionamento, assim reduzindo a retenção de líquidos.

                                          fonte: blog.emagrecerconstante.com

7- Incluir alimentos antioxidantes na dieta: Com uma alimentação rica em antioxidantes haverá o combate aos radicais livres. Logo aposte no açaí, frutas cítricas, que são riquíssimas em vitamina c, chá verde, sucos coloridos (verde, rosa e vermelho - já postei receitinha deles), frutas, verduras e legumes de cor verde e vermelho alaranjado, castanhas, peixes, óleos vegetais, linhaça e chia que são  ricos em ômega-3 e que ajudam no combate a inflamação.  


segunda-feira, 16 de março de 2015

Alimentos evitados e excluídos na Gestação

Boa tarde amigos! Com o nascimento antecipado da minha filha acabei me afastando por um período daqui, mas pretendo aos poucos ir retornando e trazendo com isso novas informações bem nutricionais a todos vocês. Como prometido para este post, hoje venho falar sobre os alimentos que devem ser evitados e excluídos da nossa rotina quando grávida. Há muito de mitos e tabus no meio da alimentação na gestação, alguns são até certos, mas outros nada mais são que "coisas dos antigos" e infelizmente com tantos falando o que é certo ou errado, nós que somos mães ficamos perdidas! Confesso que até eu como nutricionista quando escuto algo do tipo, eu paro para buscar na minha memória se isso condiz mesmo ou se é apenas um tabu alimentar.

Abaixo deixo uma lista de alimentos considerados nocivos à gravidez e espero que  seja esclarecedor para todos nós.

                                         fonte: www.dicasdesaudeonline.com.br

-Chás escuros; como Chá mate, preto, canela, verde e de boldo. Altamente nocivo à gestação, por está relacionado ao aumento das contrações uterinas, o que influencia no aborto, prematuridade, além de causar má formação cerebral e sangramento. Na minha gestação foi complicado retirar o chá preto, pois era rotina para  mim substituir o café preto por ele, mas logo no primeiro mês passei a desenvolver contrações uterinas e um sangramento. Ao cortar o chá, essas contrações sumiram imediatamente.
   
- Adoçante: Os adoçantes permitidos na gestação são o aspartame, a sucralose, o acessulfame e a estévia. A sacarina e o ciclamato por terem poucos estudos realizados, e serem fatores carcinogênicos é totalmente contra-indicados na gestação e amamentação.

                                         fonte: www.saude.ig.com.br

- Proteínas cruas, defumadas e mal passadas: Prefiro dizer que devem ser excluídos na gestação, pelo risco de transmitir doenças como a Toxoplasmose, e intoxicações alimentares, como a salmonelose, trazendo GRANDE risco para a gestante e para o bebê. Riscos como má formação do feto, mal desenvolvimento cerebral, cegueira, prematuridade, aborto e etc. Logo corte mesmo o peixe e alimentos com ovo crú (queijadinha, gemada, guaraná da amazônia, maionese caseira, tortas, etc), churrasco mal passado, carne de porco defumado, frango mal cozido, e etc.

-Peixes com alto teor de mercúrio: O mercúrio praticamente está presente em todos os peixes, mas há tipos de peixes com menos quantidade desse metal. Os liberados para consumo são: Arenque, sardinha, salmão, pescada e cavalinha, o restante contém elevada quantidade do metal e pode causa intoxicação alimentar, transferindo o risco ao feto, assim o consumo dos peixes evitados devem ser com muita moderação, até mesmo o peixe de atum enlatado. 

-Mariscos: Quando mal cozidos ou preparados em locais não seguros, os mariscos podem conter bactérias ou vírus que trazem a intoxicação alimentar à mãe, e o tratamento é muito complicado, pois as mães não podem consumir remédios fortes para o combate das bactérias, haja vista que o feto será afetado, logo prefiro que sejam cortados do cardápio do que se expor a qualquer prejuízo fetal.

                                          fonte: www.cpt.com.br

-Leite, queijos e iogurtes não pasteurizados: O leite e seus derivados são importantíssimos na gestação e amamentação no fornecimento de cálcio, vit. D, e calorias extras necessárias, porém sem a pasteurização (processo no qual o alimento é aquecido em alta temperatura com o intuito de eliminar todas as bactérias, sem perder o valor nutricional) o risco de estar consumindo um produto contaminado é relevante, sendo um vetor de risco para intoxicação alimentar, infecção, etc.

                                          fonte: www.poderdasfrutas.com

- Açaí não branqueado: O Açaí é rico em ferro e no valor calórico, sendo um poderoso alimento para as gestantes, porém sem o branqueamento (técnica simples de "escaldar" o produto alimentício em alta temperatura por alguns minutos e logo em seguida resfriar) o risco de conter a doença de chagas ou bactérias é alta.

- Frutas, verduras e legumes não lavados: O risco de conter o parasita da Toxoplasmose é elevado, logo deve ser cortado o consumo de saladas cruas e frutas expostas em locais não seguros. Na residência busque deixar de molho em uma solução de hipoclorito de sódio para total desinfecção dos alimentos.

                                         fonte: www.alternburg.com.br

- Cafeína: O consumo deve ser evitado, pois pode trazer a prematuridade do feto, pelas contrações uterinas, ou baixo peso ao bebê. O consumo diário deve ser limitado a 300 mg, que equivale à dois cafezinhos/ dia. Alimentos que contém cafeína: Café, Refrigerantes, Chás escuros, e chocolates.

- Bebidas Alcoólicas: Totalmente proibido e em qualquer fase gestacional, pois pode provocar má formação fetal.

Espero que tenham gostado desse post! 

Com a minha nova rotina, estarei trazendo para vocês sempre um pouco do que estou vivendo também. Nada melhor que transmitir aquilo que sabemos e aprendemos com a prática. Um grande abraço e até a próxima.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cuidados Nutricionais No Primeiro Trimestre De Gestação: Calorias, Peso e Alimentação

                                        fonte: jogandoobuque.com

Oi gente!!! como todos estão?! Neste momento me encontro na fase final da minha gravidez, e como está tudo muito fresquinho em minha memória, usarei o blog para dividir a experiência que tive como Nutricionista, mas mãe de primeira viagem. Antes muitas grávidas recebiam de mim orientações que facilitavam no bom desenvolvimento do feto e eu sempre olhava para elas e perguntava para mim mesma qual era tamanha dificuldade para execução. Parecia ser tudo tão simples!! Quando chegou a minha vez, rsrsrsr, aprendi a nunca mais duvidar do que as mãezinhas comentavam para mim em suas lutas diárias.

     A gestação de fato é uma fase muito diferente de qualquer estado na vida de uma mulher. Tudo é novo, ainda mais se estivermos falando de uma grávida que nunca teve alguns sintomas tão específicos desse período. Eu pude experimentar pela primeira vez o que é fome incontrolável, vômitos sem cessar, enjoo por cheiros ou por comida que antes amava, e muitas outras coisas. No primeiro trimestre o corpo por fora não muda quase nada, mas por dentro já é outra história... 

                                        fonte: www.blog.timolico.com.br

    No geral, nos primeiros três meses precisaremos de 2.000 kcal/dia mais 200 calorias extras para o desenvolvimento fetal, que é o equivalente a um copo de leite de 300 ml. Tanto que recomendo às gestantes até hoje exatamente esse copinho de leite que já garantirá esse suprimento em calorias, além do cálcio que é muito importante na gravidez.

    Dependendo do seu IMC (índice de massa corporal) pré gravídico é calculado o ganho em Kg por semana, mês, trimestre e total (até o fim da gestação). A média de ganho de peso total às mães que iniciaram com baixo peso é de 12,5 kg - 18 kg. quando iniciado com peso adequado gira em torno de 12-14 kg (o meu caso); já quem inicia com Sobre Peso o ganho deve ser de mais ou menos de 7 - 11 kg e para quem inicia com obesidade deve-se ter o cuidado de ganhar até 9 kg. Esse cuidado todo no peso tem a ver com a distribuição  que o nosso organismo fará na gestação: O próprio ganho de kg para o bebê; músculo placentário que cresce muito (chega a pesar até 900 g a mais); a placenta ganha também peso (em torno de 700 g a mais); seios, volume de sangue, líquido no organismo e ao redor do bebê e a reserva de gordura que garante uma energia extra durante a gestação e após o parto ( no caso para amamentação).

      No primeiro trimestre o cuidado no ganho de peso não precisa ser tão estressante. Caso você acabe perdendo kg, não se desespere... o enjoo e vômito fazem parte na maioria das grávidas, e sabendo disso, o próprio organismo não dependerá tanto do que você se alimenta para desenvolver bem o bebê, mas buscará de seus estoques de energia caso sua alimentação esteja prejudicada. No entanto também não se apoie nisso para não se esforçar em comer. Mesmo enjoada e depois dos episódios de vômito eu voltava a me alimentar. Nos próximos posts irei dedicar mais tempo em explicar algumas orientações que facilitarão na aceitação e tolerância alimentar.

  Bom, nos primeiros três meses relativamente precisaremos de uma alimentação que incorpore: Cinco porções de frutas, de preferência de cores diferentes (p. ex: maçã, manga, abacate, uva e morango); verduras e legumes, com prioridade nas cores verde escuro, pois são ricos em ácido fólico, que é de EXTREMA IMPORTÂNCIA para o desenvolvimento cerebral do bebê (exemplos de alimentos ricos em ácido fólico: brócolis, rúcula, espinafre, couve, escarola, etc); alimentos ricos em cálcio (leite, queijos, iogurtes), e ricos em proteína de alto valor biológico (carne, fígado, peixes, ovos e grãos); gorduras saudáveis(amêndoas, castanha de caju, castanha do PA, etc) e carboidratos (pão, macarrão, arroz, feijão, cereais em geral).
obs.: Vale ressaltar que só através da alimentação você não conseguirá a quantidade necessária de ácido fólico, por isso é importantíssimo tomar a sua suplementação, e sendo pelo menos três meses antes da pretensão em engravidar ou imediatamente ao saber que está grávida.

                                          fonte: www.bebe.abril.com.br

     Quando a mãezinha inicia a gravidez com o peso muito elevado deve tomar o cuidado de não querer iniciar uma dieta restritiva, porque não é o momento e o bebê pode ficar com a saúde e desenvolvimento bem afetado, mas tomar o cuidado de engordar o mínimo possível, se alimentando com alimentos bem funcionais e saudáveis, sem excesso de sódio e produtos industrializados, praticar uma atividade física, como caminhada, ioga, pilates e hidroginástica (claro se o médico liberar e se tudo estiver bem com a gestação). Pois o ganho em excesso de peso pode provocar a Hipertensão e diabetes gestacional, risco de prematuridade, parto com complicações, bebês e mães com riscos de saúde e etc.

                                       fonte: www.magraemergente.com

    E quando a grávida já possui a diabetes? É especialmente importante iniciar a gestação com o IMC saudável, tentar antes de engravidar ter uma conversa com médicos e nutricionistas para saber bem as orientações a cerca dessa gestação mais específica, mas caso engravide antes, tomar o cuidado no controle das taxas de açúcar no sangue e ser consciente que sua gestação precisará desde o início de um cuidado maior e rigoroso na dieta.

   Já quando a mulher engravida muito magra, o bebê pode nascer também prematuro, ou pequeno, e quando nasce pequeno os riscos são maiores em ter problemas no pós- parto... Logo é essencial a busca de um Nutricionista para acompanhar o ganho do peso ideal, a trabalhar em uma alimentação saudável e com prioridades nutricionais para o bom desenvolvimento do bebê. 

    No quinto mês o que aconteceu comigo: Ao fazer a ultrassom soube que minha bebê estava bem abaixo do desenvolvimento ideal, para mim foi bem triste e desafiador...Não conseguia ganhar nem um grama se quer de peso, e na verdade estava 3 kg a menos do normal por conta dos vômitos e enjoos. Logo passei a me suplementar com carboidrato dextrinizado e proteína, o que melhorou muito o peso e o apetite. Hoje chego ao final da gestação com 13 kg a mais e muito feliz, pois a minha filhota recuperou o tempo perdido e está com o desenvolvimento ideal para sua semana de vida. 
   
   Para resumir: 
-Coma bem, sem aquela ideia de comer por dois, principalmente no início da gestação, tome o cuidado de ganhar peso de forma distribuída; 
- Não passe mais de três horas em jejum, o jejum faz piorar o quadro de enjoo e ânsia de vômito. Sempre tenha perto de você um lanchinho (no criado mudo, na bolsa, no porta luva, etc);
- Evite frituras, comidas gordurosas, ou com excesso de molhos pesados; pelo menos para mim naturalmente meu organismo rejeitou tais alimentos, e consumí-los não fornecerá calorias saudáveis ao bebê, ao contrário, trará riscos à saúde tanto a ele como a você (colesterol alterado, refluxo, azia, queimação, má digestão, etc).

Para o próximo post trarei a vocês os alimentos que precisam ser evitados e excluídos na alimentação de uma gestante para evitar contrações uterinas e até mesmo aborto. Um grande abraço e até a próxima!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tapioca, realmente boa para emagrecer?

                www.mundoboaforma.com.br

Oi amigos, hoje venho falar especialmente da Tapioquinha, atualmente muito utilizada como substituto do pão na dieta para emagrecimento. Para nós de Belém, a Tapioquinha já é uma velha conhecida na culinária Paraense. Quem nunca foi para Mosqueiro e fez questão de separar um tempo para comer a famosa tapioquinha de lá?! Ou procurar por Belém as barracas de tapioca da Ilha, por serem as melhores, tradicionais e super suculentas, não é mesmo?! Por termos já toda a tradição alimentar, será que ela ajuda mesmo no emagrecimento, como em outras regiões do Brasil tem divulgado?!

A tapioca para os Paraenses serve mais para fornecer belas calorias, pois adicionamos muitos ingredientes nada lights como recheio. Uma tapioquinha tradicional nada mais é que aquela bem passada na manteiga ou aquela doce, com bastante coco ralado e leite condensado. Mas para fins dietéticos, a tapioquinha tem sido usada com ingredientes bem leves, como margarina sem gordura trans, com frango desfiado, ou até mesmo somente ela e nada mais. Dessa forma, a tapioca engorda ou emagrece dependendo de como for preparada, pois a sua massa em si não é calórica.

                                        www.natue.com.br

A tapioca é derivada da fécula da mandioca, cada colher possui em média 14 calorias, trata-se de um carboidrato de baixo valor nutricional. Ela ajuda no fornecimento de energia, mas não possui quantidade significativa de vitaminas, minerais, e fibras. Para que a tapioca fique mais funcional na dieta oriento para que seja misturada com a linhaça, pois aí já fornecerá fibras e ajudarão na diminuição da gordura do nosso organismo, e prolongará o tempo de saciedade. 

                                                 www.sorvemix.com.br

Já as propriedades benéficas que existem na massa da tapioca são: Não fornecimento de glúten; ótima opção para os celíacos ou aqueles que possuem alergia a essa proteína; além de não possuir sódio, gordura e uma substância chamada gliadina como o pão (a gliadina é um vilão para quem quer emagrecer, pois ao ser metabolizada no organismo se transforma em uma espécie de açúcar e acumula gordura, principalmente no abdômen). Outros benefícios que a tapioca nos traz também é a capacidade de controlar o ph do organismo, a acidez intestinal e ser de fácil digestão.

A melhor forma de substituição na alimentação pela tapioca é nos lanches, ela se torna uma grande aliada como substituto de biscoitos, torradas, bolachas, pães ou bolos. Ótima opção para um pré-treino ou pós-treino e é importante que venha acompanhado por proteínas leves como queijo branco, peito de perú, frango, ou patês. Já não recomendo substituir o Arroz pela tapioca, pois o consumo do cereal no Almoço é importante, pela combinação perfeita dele com as leguminosas (aumenta o valor nutricional do alimento), além de fornecer por mais tempo ao organismo a energia a médio e longo prazo.Já o uso constante e prolongado dessa raiz fará ter déficits nutricionais, como expliquei em um post que falo sobre a dieta paleolítica. 

                                                  www.hortas. info

A introdução da tapioca na dieta de nada adiantará se só ela for a responsável pelo emagrecimento. Para emagrecer é necessária a Reeducação alimentar. Só dará certo se os hábitos alimentares e de vida forem mudados para o mais saudável e regular possível. Se nada disso for realizado, a coitada da tapioca ainda levará a culpa por você ter engordado... 

E para preparar a tapioca não é difícil. Basta ter em mãos uma frigideira bem seca em fogo brando, adicionar as colheres do pó de tapioca, espalhar com o garfo até que se transforme em uma massa, depois trocar de lado, dar um tempinho de 1 minuto ou até menos e desligar o fogão para em seguida colocar os ingredientes de sua escolha. Feche ao meio ou enrole, como você preferir:) Daí é só saborear, e o melhor, sabendo que ali haverá um lanche muito saudável e delicioso.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Passo a passo na organização da geladeira

Boa tarde amigos!! Hoje trago a vocês a melhor forma de estar arrumando a geladeira após as compras no supermercado. Vocês sabem como arrumar da melhor forma possível? Para que tenha um maior tempo de sobrevida dos alimentos, menores riscos de contaminação cruzada (quando um alimento crú não processado contamina um já cozido) e mais saúde? Muitos de nós não sabemos a forma correta de organizar os alimentos e dessa forma o desperdício acaba indo às alturas. Se for o seu caso, confira esse post com dicas para facilitar a organização e diminuir os prejuízos.


Congelador:
-Jogue tudo o que estiver mais de um ano guardado ou o que você não souber o que é, pois não vale a pena arriscar a sua saúde comendo algo que não tem certeza da qualidade;
- O ideal é que a prateleira superior seja posicionado os alimentos cozidos e porcionados em vasilhas transparentes para saber qual prato é e com a identificação de data da sua elaboração. Assim você saberá de quando foi feito aquele prato; e sendo ele colocado na prateleira de cima não correrá o risco de ter pingos de sangue de carnes crúas em suas vasilhas. O mesmo vale para posicionar o gelo nessa prateleira, pois assim os cubinhos não serão contaminados. 
-Na segunda prateleira já posicionar as carnes cruas, já porcionados em quantidade menor, para que na hora de descongelar não ocorra de ser congelado de novo por não ter usado toda a porção. O ato de descongelar e congelar novamente já prejudica na qualidade da proteína.
- Colocar tudo que comprou recentemente por trás dos alimentos antigos, para ter aquele sistema que citei no post anterior: "Primeiro que vence, primeiro que sai (PVPS)
-Sempre deixar um espaço nos potinhos com líquidos, pois ao congelar o líquido se dilata e pode até estourar a sua vasilha.
-Deixe os alimentos mais usados na porta do congelador, como carne de hambúrguer, sorvete, pães de queijo, para facilitar no manuseio.

Refrigerador:
- Proteínas cruas devem ser armazenadas na prateleira superior, caso sejam utilizadas logo, caso contrário, guardar no congelador. 
- Ovos devem ser armazenados nas prateleiras intermediárias, pois na porta da geladeira, como se fazia antigamente, há risco da casca rachar ou quebrar (pelo movimento da porta) e assim as bactérias ou sujidades se transferirem para a clara e a gema.
- Sobras de comida: As sobras devem ser acondicionadas em recipientes transparentes, de preferência com data do dia que foi feito e armazenadas na prateleira abaixo das carnes.
- Queijos, lacticínios e frios: Armazenados na prateleira intermediária. No caso dos queijos trocar a embalagem de fabricação e colocá-los em uma embalagem bem fechada de vidro ou plástico, com a data de abertura.
- Frutas: É importante que sejam lavadas, colocadas de molho em uma solução de hipoclorito de sódio (solução desinfetante de água sanitária para alimentos- vem escrito no rótulo: Diluição de 10 ml desta solução para 1 litro de água, deixar de molho por 10 minutinhos, depois enxaguar com água boa para consumo) e embalar em sacos plásticos para não ressecarem nas prateleiras de baixo.
-Verduras e Legumes: Também precisam ser embalados, mas não lavados, e ficam melhor armazenados nas gavetas inferiores.
-Na porta da geladeira: Bom para armazenar leites, geléias, molhos, bebidas que já foram abertos.

Na primeira organização realmente dará um pouquinho de trabalho, mas depois será bem mais fácil para manter e principalmente melhorar a saúde. Um forte abraço e até o próximo post!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cuidados Nutricionais nas compras de supermercado (segunda parte)



                                                    www.abras.com.br             

Oi amigos! Dando continuidade a esse assunto, que particularmente amo dividir e orientar para os meus pacientes, vou falar agora sobre como saber escolher as proteínas in natura: Carne vermelha, peixe e frango. A carne vermelha devemos ter o cuidado de observar a sua qualidade, quanto mais vermelho vivo estiver o sangue melhor será para o consumo. Se possível pressionar com o dedo polegar a carne e atentar para o retorno rápido do local pressionado; isso mostrará que a carne está boa também para compra. No geral para os peixes é importante observar os olhos ainda não turvos, pois quanto mais estiverem dessa forma, mais antiga essa proteína estará. as guelras também devem conter uma coloração vermelho e não marrom e as escamas de difícil retirada, se logo se soltar é porque também a carne já não se encontra em boa qualidade. E o frango se assemelha à pressão digital que ao retornar lentamente mostra que a carne já não está tão boa; o seu odor e coloração devem ser também característico.

Em produtos congelados tomar cuidado em adquirir com placas de gelo em sua superfície. Bem possível que aquele alimento foi descongelado em determinado momento e congelado novamente. Ele já estará sem aquela preservação adequada e constante de temperatura exigida para manutenção da qualidade.

Deixe sempre por último os alimentos congelados e refrigerados. Assim ele ficará menos tempo em temperatura ambiente, correndo assim também menos risco de contaminação e deterioração.

Prefira os enlatados em água e não em óleo, pois esse último terá maior quantidade calórica e concentração de gorduras.

                      www.propaganut.wordpress.com

Escolha de preferência os pães integrais do que os de massa de farinha branca; pois ofertarão muito mais benefícios a sua saúde como diminuição das taxas de colesterol, equilíbrio intestinal e maior tempo de saciedade. Porém observe a parte de trás do rótulo, onde contém a tabela nutricional e ingredientes para que não compre algo que na verdade não é e bem mais caro que o pão tradicional. Para que o pão seja considerado integral, o primeiro ingrediente a ser listado deve ser:  farinha de trigo integral, pois pela ANVISA o ingrediente em maior quantidade utilizado na fabricação deve aparecer em ordem decrescente na lista de ingredientes. Fiquem atentos!

Tenha o cuidado de organizar seu carrinho e suas embalagens sem misturar os produtos alimentícios com os produtos de limpeza, se caso uma embalagem ali estiver frágil e abrir no meio das compras ocorrerá provavelmente uma "contaminação cruzada" e sem saber você estará levando algo contaminado.

                                         www.junutri.wordpress.com 

Ao escolher o queijo dê preferência para o menos amarelo, quanto mais amarelo mais rico em gordura, assim mais prejudicial para à saúde, como aumento das taxas de gordura visceral, colesterol, risco para obesidade e etc. Uma outra dica para se atentar é quando o queijo derrete e vira como se fosse um "elástico", quanto menos ele derreter em temperatura elevada melhor para saúde em relação a quantidade de gordura em sua composição. Dê também preferência para leites e iogurtes reduzidos em gorduras para melhor qualidade de vida.

Ao armazenar suas compras em seu armário, tenha o cuidado de colocar na frente os produtos com o prazo de validade mais perto de vencer e os novos produtos adquiridos por trás. Assim você evitará prejuízos.

Espero que tenham gostado da matéria! É muito importante termos não só o cuidado no preparo do alimento, mas também em sua aquisição, pois nada adiantará fazer com todos os cuidados de proteção, ou temperatura, ou enxague se a matéria prima já estiver aduleterada. No próximo post mostrarei a melhor forma de organizar uma geladeira para que se evite contaminação cruzada entre alimentos crús e cozidos, e preservação mais eficaz dos alimentos. Abração a todos!!



domingo, 4 de janeiro de 2015

Cuidados Nutricionais nas compras de supermercado (Primeira Parte)

Nossa, quero pedir desculpa por ter ficado um tempo afastada, mas depois de uma temporada de comemorações de fim de ano e especialmente de obras em minha casa para preparar o ninho para nossa filhota, voltei às atividades do Blog :) Então vamos ao que interessa! Imagino que muitos de nós pisamos na bola com a alimentação no fim de 2014, então trago como primeiro post para o nosso 2015 novinho em folha várias maneiras de como contornar erros nas compras de supermercado, assim evitando gastos desnecessários e deixando sua alimentação muito mais saudável e funcional :)

                                              www.mundomax.com.br

Resolvi dividir esse post em dois para poder explicar melhor cada ponto a vocês. Espero que curtam!

Uma vez li que uma forma de economizar dinheiro é não indo ao supermercado com fome, assim a tentação de levar alimentos a mais reduz consideravelmente. Vi que essa lógica funciona muito bem também para quando queremos nos reeducar na alimentação. Ir bem alimentado evita que saíamos comprando besteiras, como doces, bombons, embutidos, e lanchinhos fast food e dessa forma nos mantendo mais focados com aquilo que escrevemos anteriormente na lista. Então vamos tentar por em prática de irmos ao supermercado bem alimentados e seguir a risca a lista de compras!

                                           www.organicosmartinatti.blogspot.com

Indico frequentar as feiras livres de produtos orgânicos e hidropônicos, antes de comprar diretamente do supermercado. Aqui em Belém recomendo as realizadas na Praça Batista Campos e Praça Brasil. Cada sábado se alterna entre uma praça e outra; é preciso ficar de olho, e as mercadorias são diretamente trazidas de seus produtores. As verduras e legumes comercializados  lá são de alta qualidade, sem agrotóxicos, preços semelhantes aos vendidos em supermercados, mas com o benefício de não provocar danos à sua saúde, como risco para câncer.

                                          www.enjoyfitclub.com.br

Tenha o cuidado em encher o carrinho com produtos diet e light ou reduzidos em gorduras. Alimentos light, como nota de esclarecimento, são produtos que em sua composição há uma redução de algo, mas é elevado outro elemento. Por exemplo, ao compararmos um refrigerante normal com um light vemos que há muito mais de sódio no light, apesar de ter sido reduzido em açúcar... Para uma pessoa que quer emagrecer, mas que sofre de retenção líquida além das gordurinhas, um produto light irá prejudicar com certeza nessa dieta...além de fazer ela gastar mais nas compras... Já um produto diet, ou zero, esse é retirado totalmente algo, mas aumentado outro composto, como por exemplo um sorvete diet. Ele não possui realmente açúcar em sua elaboração, mas possui muito mais gordura, se tornando até mais calórico que o normal...Assim erramos comprando esses produtos sem termos realmente a necessidade de consumí-los.

                                          www.doudoutissima.com.br

Há algo que também quero frisar que observo muito como gasto equivocado... Por que deixamos de comprar açúcar para comprar no lugar adoçante, quando nem temos risco para diabetes ou a obesidade como patologia? Um frasco de adoçante líquido transparente se observarmos vem escrito em vermelho no rótulo: Sacarina Sódica e Ciclamato de Sódio. Tais compostos elevam a pressão e a retenção líquida. É algo para se repensar não é mesmo? Não precisa que seja então comprado no lugar o açúcar demerara ou orgânico, que têm um custo alto, mas podemos comprar o açúcar granulado, que agride bem menos o estômago que o refinado, e atinge menos rapidamente a corrente sanguínea, além de ser mais em conta.

                                              www.naturalenternauta.com.br

Oriento retirar da lista de compras os temperos industrializados, pois além de elevar o custo, eles trarão até a curto prazo danos em sua saúde, como aumento do triglicerídeos, elevação no consumo de gordura trans, sódio, aditivos químicos, que podem provocar o câncer,e alguns possuem até em sua composição o corante tartrazina, que é extremamente danoso à saúde e que traz risco elevado para câncer. É ele o responsável pela coloração amarela dos produtos alimentícios, dessa forma pode ser encontrado ainda em muitos alimentos como farofa, bombons, chicletes e medicamentos. A ANVISA exige que seus fabricantes coloquem na rotulagem por extenso a utilização desse corante, logo fiquem bem atentos a partir de hoje. Portanto dê preferência em comprar especiarias e temperos comuns; sua alimentação ficará muito mais saudável e com um sabor mais perto do Caseiro.

Observe o prazo de validade dos alimentos. Não seja levado pelas promoções de "Leve 4 e pague 3" sem antes observar se isso é porque o produto já está perto de estragar. Leia sempre os rótulos para que não acabe gastando a toa.

Evite entrar no corredor de doces ou guloseimas, assim a tentação da compra será bem menor. Biscoitos recheados também são opções que darão calorias "vazias" para você e sua família, pois o recheio contém gordura hidrogenada e trans, que são as gorduras mais prejudiciais à saúde.

                                        www.universoquimi.blogspot.com

Fique de olho na qualidade das embalagens dos produtos. Não compre se estiver amassadas, estufadas, trincadas, já abertas... Procure outra embalagem íntegra para que se evite levar um alimento contaminado por bactéria, fermentado e adulterado.

Em breve, ainda esta semana, posto a segunda parte dessa matéria! Estou aqui para qualquer dúvida ou comentário que desejarem fazer! Um forte abraço!!