quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A dieta Paleolítica ou das cavernas; a dieta dos famosos!

                                               fonte: kilorias. band.uol.com.br

Pessoal, vocês devem já ter ouvido falar sobre esta dieta ou lido em sites e revistas os depoimentos de famosos que aderiram e estão emagrecendo com ela, não é verdade?! Então resolvi pesquisar sobre em revistas, sites e em artigo científico também para trazer um resumo bem legal a todos vocês aqui. Vou falar um pouco dela para vocês entenderem como surgiu, o motivo de ter sido criada, como ela funciona e no final darei a minha pessoal opinião como profissional.  Então vamos lá e uma boa leitura!

Apesar de ter ganhado destaque em 2013 através de famosos que adotaram esta dieta, ela foi citada pela primeira vez pelo gastroenterologista Walter Voegtlin, em seu livro “The Stone Age Diet” no ano de 1975, que relatava termos a genética parecida com a dos nossos ancestrais, assim nos adaptando à dieta deles, que viveram há 10.000 anos atrás. Essa condição veio à tona com os problemas crônicos de saúde que foram predominando através dos alimentos industrializados.

Através de pesquisas científicas em ossos primitivos supôs-se que com o hábito alimentar e de vida da idade da pedra os homens não sofriam de Diabetes, hipertensão, tuberculose, obesidade, carências de vitaminas, cáries com frequência e doenças ósseas. Por conta disso passou-se a estudar mais sobre a alimentação dessa era e o quanto poderia trazer de benefícios aos dias atuais.

Os famosos realizam a dieta baseando-se no consumo de 3 grupos alimentares: Proteína em grande quantidade- carnes magras (resultando em um consumo entre 55%-65% de seu valor calórico total/dia- bem elevado!), hortaliça e fruta (restante das calorias do dia, distribuídos também no consumo de tubérculos, folhas, raízes, nozes e sementes). Assim essa dieta é bem rica em fibras (46g), vitaminas, minerais e fitoquímicos, sendo ainda elevada em potássio e pobre em sódio, já que na era Paleolítica não existiam sal e produtos industrializados, assim como também cereais, açúcares refinados e lacticínios, logo os cereais são substituídos totalmente por tubérculos e raízes, por isso o grande consumo da batata doce, beterraba, inhame, e etc. A bebida predominante é a água, e em abundância, cortando-se leites, refrigerantes, sucos prontos e etc. E não é consumido arroz, macarrão e massas, derivados do leite, como manteiga e queijos, e alimentos fritos ou preparados em alta temperatura.

Um estudo realizado em 2008, de Osterdahl et al., aplicou-se a dieta “Paleo” em voluntários saudáveis por três semanas. E foi possível notar a redução do peso corporal, circunferência da cintura e pressão arterial sistólica. Também se equilibrou a relação sódio/ potássio dos indivíduos, mas percebeu-se carência no consumo de cálcio, sendo prejudicial à saúde. Assim os estudiosos concluíram que essa dieta pode ser de grande benefício para a prevenção de doenças cardiovasculares, no entanto sugeriram mais pesquisas para reafirmar os efeitos positivos encontrado neste estudo.

               fonte: kilorias. band.uol.com.br

Bom, e qual é a minha opinião dessa dieta?
Sou a favor da adesão de hábitos alimentares e de vida saudáveis que se adaptam a realidade do indivíduo. Não se pode perder o equilíbrio em uma dieta e passar a ter restrições muito rigorosas na alimentação, como também abusar no consumo de certos grupos alimentares, como a proteína. Sabe-se que a proteína consumida em grande quantidade pode elevar a perda do cálcio pela urina, acidificar o sangue, e até sobrecarregar os rins e fígado, sendo um risco para a saúde. Além de que não sou a favor da substituição total de cereais, leites e derivados de uma dieta, a não ser que o indivíduo apresente intolerâncias ou alergias. Tirar o consumo de sal e açúcar de um paciente não seria também adequado se esse não sofresse de uma doença crônica que exigisse essa ação. Logo para mim uma dieta alimentar para emagrecer é aquela que seja favorável para a Reeducação alimentar e adequado à individualidade do paciente, observado através de uma anamnese alimentar, exames laboratoriais, avaliação antropométrica e nutricional.

Cito abaixo algumas dicas gerais para ter uma dieta sem carências nutricionais, logo sem danos à saúde, trazendo com isso uma reeducação alimentar (para a vida toda):
- Comer alimentos integrais, naturais e frescos, reduzindo o consumo de alimentos processados e industrializados;
- Consumir uma dieta rica em frutas, hortaliças, nozes e sementes;
-Aumentar o consumo de ômega -3 através de peixes, óleos de peixe e vegetais e evitar gordura trans e gordura saturada, substituíndo por monoinsaturada e poliinsaturada, como a incorporação de óleo de oliva e canola na dieta;
-Fazer uso de carnes vermelhas magras e brancas na dieta;
- Consumir produtos lácteos desnatados;
-Beber água em abundância;
- Reduzir o consumo elevado de álcool;
- Reduzir e até eliminar o uso de cigarro;
-Manter o peso saudável para prevenção de doenças crônicas;
-Praticar exercícios físicos regularmente, alternando aeróbico com treinamento de força.

Lembre-se, antes de iniciar uma dieta busque o acompanhamento de um Nutricionista, esse profissional terá um papel fundamental para lhe conduzir de forma saudável ao seu objetivo. Um forte abraço e até a próxima!

Fontes de pesquisa:
SABRY, M. O. D.; SÁ, M. L. B.; SAMPAIO, H. A. C. A dieta do paleolítico na prevenção de doenças crônicas. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 35, n. 1, p. 111-127, abr. 2010-

Guia alimentar para a população Brasileira, 2006.

2 comentários:

  1. Amei as dicas amiga. Detesto dietas rigorosas, até pq só quem realmente necessita de uma dieta para perda de peso, sabe o quão ruim é se abster totalmente de alguns alimentos. Concordo com seu ponto de vista, sobre a reeducação alimentar, sem abolir da alimentação nenhum tipo de alimento, mas é claro que devemos evitar alguns. Parabéns pelo blog, tô amando :* Suellen Rêgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suh pelo comentário, fico feliz de compartilhar daquilo que postei. já fiz dieta também para emagrecer e por experiência parecida com a sua sei o quanto é difícil fazer algo muito rigoroso; vem aquela abstinência alimentar que as vezes só faz piorar a situação. E do outro lado como avaliadora consigo identificar através da Antropometria muitos pacientes que ao fazer uma dieta restritiva e atividade física além do recomendado tiveram como resultado queima de massa muscular ao invés de gordura. o peso pode até reduzir na balança, mas internamente ficou menos saudável.
      Espero sempre lhe vê por aqui! abração!

      Excluir