sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Benefícios, malefícios e indicações da Maltodextrina, BCAA, Creatina e Whey Proteín.

                                      fonte:www.magraemergente.com

Os Suplementos Alimentares são nutrientes isolados criados na forma de líquido, cápsulas e em pó, sendo ingeridos por via oral,  com o objetivo de complementar à dieta ou suprir necessidades nutricionais em indivíduos com certas carências na saúde alimentar.  

No Brasil infelizmente muitos têm usado de forma abusiva, principalmente frequentadores de academia, sem sequer uma orientação de um profissional capacitado e ainda sem uma devida avaliação nutricional da real necessidade no consumo dos suplementos esportivos. Tais indivíduos buscam através dessa utilização o alcance de seu objetivo estético e acreditam que a informação superficial que recebem entre si já se torna suficiente para o consumo.
                                                fonte:www.maisqualidadedevida.com.br

Antes de tudo a indicação deve partir de um Nutricionista especializado e que consiga atingir ao indivíduo benefícios e não prejuízos à saúde. Antes de ter a liberação da prescrição, o praticante de exercício físico necessita fazer exames laboratoriais para verificar como está as condições renais e hepática, glicemia, colesterol, e etc., reajustar seus hábitos alimentares e de vida, haja vista que com uma má alimentação os suplementos não desempenham bem seu papel, necessita também está em um ciclo regular de atividades de resistência (treinos de força/musculação);  levando em consideração o consumo calórico total/dia e o tempo entre digestão e aproveitamento metabólico, determinando a quantidade necessária de carboidratos, proteínas e lipídios, essenciais para a manutenção ou melhora do desempenho físico e saúde (CORREA, D.B, NAVARRO, A.C, 2014).

O uso indiscriminado de suplementos esportivos podem trazer já a curto prazo danos no figado, rins e ósseo,  fora que se encontra atualmente no mercado cerca de 33% de produtos contaminados com substâncias proibidas, logo trazendo risco à saúde para câncer, distúrbios hormonais, psicológicos e doenças cardiovasculares. Pessoas que fazem uso em excesso dos suplementos podem ter também o aparecimento de cravos, espinhas e flatulências. E vale ressaltar que diabéticos e Hipertensos só podem fazer uso a partir de uma rigorosa avaliação Nutricional. Já o uso de suplementos para indivíduos sem a prática de atividade física pode ser recomendado com indicação Nutricional e médica para alcance de algum aporte de nutriente, como está sendo no meu caso que tenho feito a utilização de Maltodextrina e proteína isolada para ganho de peso na Gestação.

                                          fonte: dicasdemusculacao.org

Mas vamos lá falar de forma resumida sobre os suplementos:
A Maltodextrina é comercializada em pó para ser diluída em água; proveniente do amido de milho, recebe uma ação enzimática e se converte em carboidratos de rápida e fácil digestão. Seu benefício é a oferta de energia necessária para o pré-treino e reposição de energia imediata ao glicogênio muscular no pós-treino associada com a proteína, pois a proteína sozinha acabará sendo usada metade dela para reposição de energia e outra para seu devido fim, que é o de hipertrofia, portanto com a associação da Malto, a ação da Proteína isolada não é prejudicada.

O BCAA é feito de aminoácidos de cadeia ramificada (os aminoácidos nada mais são que proteínas hidrolisadas). Comercializados em cápsulas possuem a Isoleucina, Leucina e Valina em sua composição. É usado principalmente para reparar os danos nos tecidos musculares provocados pelo exercício (de forma leiga ele ajuda para diminuir de forma mais rápida aquela dor causada depois de um treino); seu benefício é maior quando utilizado após a atividade física.

A Creatina é sintetizada a partir de três aminoácidos: A Metionina, Glicina e Arginina.  A creatina já é produzida naturalmente por nosso organismo e se armazena nas células musculares. Sua combinação com o fosfato faz com que ocorra um armazenamento de energia que será usada na produção da contração do músculo. Assim fazendo uso da suplementação de Creatina as células musculares tendem a comportar mais creatina, logo mais energia, mais ganho de massa muscular e força para contração. Com isso ela é mais indicada para praticantes de corrida, atividades que demandem mais "tiros" de velocidade do que de resistência.

E o Whey proteín vem em forma de pó para ser diluído em água, trata-se de proteína extraída do soro do leite, com o intuito de adequar o aporte proteico para aumento da massa muscular. Tem importante papel para a recuperação pós treino. Logo seu consumo deve ser realizado após o exercício, pois a musculatura estará em plena atividade de reserva de proteína para hipertrofia. Outros benefícios associados ao uso do Whey são: ação antioxidante, rápida absorção pelos músculos, favorecendo o anabolismo, e controla os níveis de açúcar no sangue.

                                               fonte: www.musculacaototal.com.br

Espero que algumas dúvidas quanto a suplementação tenham  sido esclarecidas. Sejam criteriosos antes do consumo; busquem prioritariamente orientação Nutricional, pois será indicado o melhor produto para você, dentro do que é permitido hoje pela ANVISA e do que realmente seu organismo necessita. Qualquer questionamento estou aqui à disposição! Um forte abraço!!

Fontes de pesquisa: 
- CORREA, D.B., NAVARRO, A.C.  Distribuição de respostas dos praticantes de atividade física com relação à utilização de suplementos alimentares e o acompanhamento nutricional numa academia de Natal/RN. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 43. p.35-51. Jan/Fev. 2014.

- MILANI, V.C., TEIXEIRA, E.L., MARQUEZ, T.B. Fatores associados ao consumo de suplementos nutricionais em frequentadores de academias de ginástica da cidade de Nova Odessa. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 46. p.264-278. Jul./Ago. 2014. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário